Monitoramento e avaliação do plano municipal de educação de votorantim/sp

Autores

  • Camila Vieira Genkawa Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, (Brasil)
  • Thiago de Melo Martins Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, (Brasil)
  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01577

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação, Monitoramento e avaliação, Controle Social

Resumo

Objetivo: Analisar o monitoramento, as avaliações periódicas e as formas de trabalho das instâncias responsáveis pelo Plano Municipal de Educação de Votorantim/SP, no período de 2015 a 2020.

Método: A pesquisa é de natureza exploratória, qualitativa e bibliográfica. Foram analisados documentos como leis, portarias e relatórios municipais e federais.

Resultados: O estudo destacou os avanços e desafios no monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação. As metas relacionadas à educação infantil e ensino fundamental apresentaram lacunas na universalização do acesso, enquanto as metas voltadas à valorização dos profissionais da educação mostraram progresso com ajustes de carreira e carga horária, mas ainda demandam incentivo à formação continuada.

Conclusão: A pesquisa evidencia a importância do monitoramento contínuo e do controle social como instrumentos essenciais para o cumprimento das metas educacionais. Ainda são necessários esforços integrados entre gestores e a comunidade para alcançar os objetivos estabelecidos até 2025.

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Biografia do Autor

Camila Vieira Genkawa Silva , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, (Brasil)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, (Brasil). Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Supervisora de Ensino no Sistema Municipal de Ensino em Votorantim/SP.

Thiago de Melo Martins , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, (Brasil)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, (Brasil). Membro do GEPLAGE-Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Professor no Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba/SP.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, (Brasil)

Pós-Doutor pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, São Paulo, (Brasil). Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

SILVA , C. V. G.; MARTINS , T. de M.; LIMA, P. G. Monitoramento e avaliação do plano municipal de educação de votorantim/sp. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01577, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01577. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1577. Acesso em: 21 dez. 2024.

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