Autorregulação

desafios para programas inovadores em EaD

Autores

  • Marco Aurélio da Cruz Gouveia
  • Sandra Lúcia Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p95-106

Palavras-chave:

Perfil de aluno, Ambientes virtuais de aprendizagem, Autorregulação

Resumo

A aderência à Educação a distância (EaD) tem se mostrado um grande desafio na adoção dessa modalidade. Visando fundamentar o perfil de estudante com maior propensão à EaD, abordamos o conceito de nativos e imigrantes digitais, as adaptações mais recentes às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) e os referenciais de estilos de aprendizagem e de processamento da informação. Por meio da metodologia de revisão sistemática da literatura analisamos as dificuldades dos alunos, as diversas motivações que os atraem ao ensino remoto e as razões que levam aos altos índices de evasão em cursos de graduação e pós-graduação oferecidos nas modalidades EaD e híbrida (semipresencial). Como resultado dessas análises, conclui-se que não há perfil mais adequado para o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por esse ângulo, o estudo evidência que o pressuposto da autorregulação nos estudantes não é inata, mas sim meta a ser atingida por propostas formativas que buscam, intencionalmente, a diminuição da evasão nos cursos e a ampliação da qualidade de processos formativos, portanto, sendo necessário, a elaboração de Programas de EaD que levem em conta esses fatores.

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Publicado

2021-08-24

Como Citar

GOUVEIA, M. A. da C.; FERREIRA, S. L. Autorregulação: desafios para programas inovadores em EaD. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 1, p. 95–106, 2021. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p95-106. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1380. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos