Resumo
Breve avaliação do legado de Galeno de Pérgamo como médico e professor durante a dinastia antonina do Império Romano, e de alguns aspectos de sua contribuição para a história da educação, com base em alguns de seus tratados, especialmente a obra intitulada O melhor tipo de ensino, que compõem um corpus que ainda não foi inteiramente traduzido do grego antigo para o inglês, espanhol ou português. Atenção é dada especialmente a seu recurso à dialética e à lógica para o desenvolvimento de uma didática fundamentada na análise, síntese, exegese e demonstração, para a qual ele considerava a definição exata dos termos como imprescindível.
Referências
BOUDON-MILLOT, V. Galen’s bios and methodos: from ways of life to path of knowledge. In: GILL, C.; WHITMARSH, T.; WILKINS, J. (Eds.). Galen and the world of knowledge. Cambridge: CUP, 2009. p. 175-189.
BRAIN, P. Galen on the ideal of the physician. Mediese Tydskrif, 26 nov., p. 936-938. 1977. https://hdl.handle.net/10520/AJA20785135_18319
COXE, J. R. The writings of Hippocrates and Galen: epitomised from the original Latin translations. Philadelphia: Lindsay & Blakiston, 1846.
EASTERLING, P. E.; KNOX, B. M. W. Historia de la literatura clásica. Tradução: Federico Zaragoza Alberich. Madrid: Gredos, 1985.
GILL, C.; WHITMARSH, T.; WILKINS, J. Introduction. In: GILL, C.; WHITMARSH, T.; WILKINS, J. (Eds.). Galen and the world of knowledge. Cambridge: CUP, 2009. p. 1-18.
HANKINSON, R. J. The Cambridge companion to Galen. Cambridge: CUP, 2008.
KÖNIG, J. Conventions of prefatory self-presentation in Galen’s On the order of my own books. In: GILL, C.; WHITMARSH, T.; WILKINS, J. (Eds.). Galen and the world of knowledge. Cambridge: CUP, 2009. p. 35-58.
KHÜN, C. G. Claudii Galeni opera Omnia. Lipsiae: C. Cnoblochii, 1821.
NUTTON, V. Galen: a thinking doctor in imperial Rome. London & New York: Routledge, 2020.
SINGER, P. N. (Trad. e Ed.). Galen: selected works. Oxford: Oxford University Press, 1997.
TEMKIN, O. Galenism: rise and decline of a medical philosophy. Ithaca & London: Cornell University Press, 1973.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Docent Discunt