DE FACULDADE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO AO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO

CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores

  • Giza Guimarães Pereira Sales

DOI:

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p9-17

Palavras-chave:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FACULDADE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO SUPERIOR ADVENTISTA

Resumo

O estudo das instituições educacionais de formação docente nos permite vislumbrar aspectos da história da educação e da formação de professores que foi construída no Brasil ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, este texto vem mostrar um pouco da história do primeiro curso superior de formação de professores presente em uma instituição adventista no Brasil, o curso de Educação (Pedagogia) da Faculdade Adventista de Educação (FAED), pertencente ao Instituto Adventista de Ensino (IAE), instalado na região de Santo Amaro, zona sul da cidade de São Paulo. Criada em 1973, a FAED concretizou um sonho antigo dos líderes da instituição: consolidar a tríade “Evangelização, Saúde e Educação” por meio da implantação de seus primeiros cursos de nível superior como Teo-logia, Enfermagem e Pedagogia. O tema central deste artigo consiste em identificar o processo de instalação e desenvolvimento da FAED e compreender quais suas contribuições para a formação de professores, tanto na região onde estava situada como num contexto mais amplo do estado e do país, considerando que a FAED recebia alunos e alunas oriundos de diversas regiões do Brasil, o que permi-tiu a propagação de seu ideal filosófico-educacional evangelizador em meio ao público adventista e também fora dele nas diversas regiões do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, M. M. C. A escola e a república e outros ensaios. Bragança Paulista: Edusf, 2003.

CERTEAU, M. A invenção do Cotidiano: Artes de fazer. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

GROSS, R. Colégio Internacional de Curitiba. Rio de Janeiro: Collins Editora, 1996.

HILSDORF, M. L. S. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Thomson Learning, 2003.

MENDONÇA, A. G. Introdução ao protestantismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1990.

MESQUIDA, P. Hegemonia norte-americana e educação protestante no Brasil. Juiz de Fora: EDUFJF; São Bernardo do Campo: EDITEO, 1994.

PASTORE, J. O Ensino superior em São Paulo: Aspectos quantitativos e qualitativos de sua experiência. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972.

ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil. 13ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. 2ª Ed rev. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

NAGLE, J. Educação e sociedade na primeira República. São Paulo: EPU; Rio de Janeiro: Fundação Nacional do Material Escolar, 1976.

SILVA, M. Pedagogia adventista, modernidade e pós-modernidade. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2001.

STENCEL, R. História da educação superior adventista no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2006.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 14, mai/ago 2000, p. 61-88.

TIMM, A. R. (Org.). A educação adventista no Brasil: uma história de aventuras e milagres. Engenheiro Coelho: UNASPRESS, 2004.

TIMM, A. R.. (Org.) Instituto Adventista de Ensino, Campus 2 – 15 Anos de História. Engenheiro Coelho: Unaspress, 1999.

VIDAL, D. G.; FARIA FILHO, L. M. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2005.

VIEIRA, R. C. C. Vida e obra de Guilherme Stein Jr.: Raízes da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1995.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

SALES, G. G. P. DE FACULDADE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO AO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 1, p. 9–17, 2020. DOI: 10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p9-17. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1299. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos