Morfossintaxe e o ensino de língua materna

uma reflexão sobre estruturas que materializam a comunicação em língua portuguesa

Autores

  • Alessandra Folha Mós Landim

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p71-82

Palavras-chave:

Morfossintaxe, Contrato comunicativo, Prática pedagógica

Resumo

O presente artigo ocupa-se de uma reflexão sobre o papel da morfossintaxe no ensino de língua materna e em questões que podem auxiliar o professor de língua portuguesa a colocar essas noções em prática em sala de aula sem desprezar a comunicação, ou seja, pondera que é possível trabalhar questões estruturais de língua da perspectiva de atos comunicativo-linguageiros. Passa pela noção de contrato de comunicação como pano de fundo para as reflexões que se interpõem e, dessa perspectiva, revisita os eixos sintagmático e paradigmático para então abordar a temática do estudo das estruturas linguísticas sob a visão do ato de comunicação. O artigo procura responder à problemática sobre o papel da morfossintaxe no ensino de língua materna, reflete sobre as estruturas linguísticas que materializam a comunicação e, por fim, ancorado em práticas pedagógicas, insere as noções morfossintáticas no plano do trabalho do professor de língua materna desembocando em uma reflexão sobre a importância dos estudos estruturais sempre aliados aos elementos comunicativos constitutivos dos processos linguísticos.

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Publicado

2021-08-24

Como Citar

LANDIM, A. F. M. Morfossintaxe e o ensino de língua materna: uma reflexão sobre estruturas que materializam a comunicação em língua portuguesa. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 1, p. 71–82, 2021. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p71-82. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1370. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos