ANÁLISE DE UM CURSO HÍBRIDO PREPARATÓRIO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Autores

  • Leandro Donizete Moraes
  • Ismar Frango Silva

DOI:

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p54-73

Palavras-chave:

educação em astronomia, educação não formal, tecnologias da informação e comunicação

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar e analisar um curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em que participaram doze alunos de uma escola pública de Minas Gerais. As atividades foram realizadas em aulas presenciais e também online. Como recursos foram usados formulários, testes, site do curso, atividades práticas e online, softwares, aplicativos e observações do céu. Como referencial teórico, foram utilizados os Três Momentos Pedagógicos à luz de Delizoicov e Angotti. Dentre os resultados, observou-se que o uso de um site com os conteúdos estudados permitiu aos alunos revisarem os conceitos abordados e aprofundarem seus conhecimentos sobre Astronomia e Astronáutica. Além disso, o software Stellarium e o aplicativo SkyMap apresentaram maneiras diferentes para a observação do céu e notou-se que os alunos mudaram suas concepções sobre fenômenos como as estações do ano. Estes e outros resultados demonstram as potencialidades do uso de recursos tecnológicos como mediadores entre o ensino e a aprendizagem e também realçam a importância da conciliação entre a tecnologia e as atividades tradicionais de ensino de Astronomia, como a observação do céu a olho nu, por exemplo.

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Publicado

2021-02-24

Como Citar

MORAES, L. D.; SILVA, I. F. ANÁLISE DE UM CURSO HÍBRIDO PREPARATÓRIO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 2, p. 54–73, 2021. DOI: 10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p54-73. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1358. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

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Artigos