Jogos de tabuleiro contemporâneos como estratégia para estimular as funções executivas em crianças de 7 a 10 anos

Autores

  • Ana Carolina Guedes de Andrade Universidade Presbiteriana Mackenzie – M, São Paulo, (Brasil)
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro Universidade Presbiteriana Mackenzie - M, São Paulo, (Brasil)
  • Ana Paula Soares de Campos Universidade Presbiteriana Mackenzie  – M, São Paulo, (Brasil)
  • Rone Paiano Universidade Presbiteriana Mackenzie – M, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01657

Palavras-chave:

Funções Executivas, Jogos de Tabuleiro Contemporâneos, Estimulação cognitiva

Resumo

Introdução: Este estudo explora o uso de jogos de tabuleiro contemporâneos para estimular funções executivas (FE) — habilidades cognitivas essenciais para o planejamento, decisão e controle comportamental — em crianças do ensino fundamental.

Objetivo: Analisar o impacto de um programa de Jogos de Tabuleiro Contemporâneos no desenvolvimento das FE em crianças.

Metodologia: Participaram 8 crianças, 4 meninos e 4 meninas, entre 7 e 10 anos, de uma escola pública em São Paulo. Foram utilizados testes como o Teste de Trilhas, Torre de Londres, Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e Teste Stroop antes e após a intervenção. Também foram desenvolvidos quadros de análise para registrar comportamentos durante os jogos.

Resultados: A maioria dos participantes apresentou melhorias nos testes, com aumento nos acertos (Torre de Londres), redução de erros (Stroop), e avanços na flexibilidade cognitiva e memória operacional (TAC). Observou-se também evolução nos comportamentos durante os jogos, embora as crianças mais novas (7 anos) tenham demonstrado mais dificuldades.

Conclusão: Jogos de tabuleiro contemporâneos mostraram-se eficazes no estímulo das FE, indicando seu potencial como ferramenta educativa. A ampliação do tempo de intervenção e do número de participantes pode fortalecer futuras análises.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Guedes de Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie – M, São Paulo, (Brasil)

Pedagoga e Pós-Graduada em Neurociência pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – M, São Paulo, (Brasil).

Luiz Renato Rodrigues Carreiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie - M, São Paulo, (Brasil)

Doutor em Ciências, área de concentração fisiologia humana pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, (Brasil). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Desenvolvimento Humano da  Universidade Presbiteriana Mackenzie - M, São Paulo.

 

Ana Paula Soares de Campos, Universidade Presbiteriana Mackenzie  – M, São Paulo, (Brasil)

Doutora em Distúrbio do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie  – M, São Paulo, (Brasil). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie - M, São Paulo.

Rone Paiano, Universidade Presbiteriana Mackenzie – M, São Paulo, (Brasil)

Doutor em Distúrbio do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – M, São Paulo, (Brasil). Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie – M, São Paulo.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

GUEDES DE ANDRADE, A. C.; RODRIGUES CARREIRO, L. R.; SOARES DE CAMPOS, A. P.; PAIANO, R. Jogos de tabuleiro contemporâneos como estratégia para estimular as funções executivas em crianças de 7 a 10 anos. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01657, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01657. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1657. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos