Identidade em professoras adventistas: um estudo preliminar em ciampa
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01647Palavras-chave:
Identidade docente, Ciampa, Ensino fundamentalResumo
Objetivo: Explorar como as dimensões da religiosidade e da docência se entrelaçam nas narrativas de professoras do Ensino Fundamental – anos iniciais, em uma escola confessional adventista. O estudo investiga a identidade como um conceito dinâmico e multifacetado, influenciado por movimentos, contradições e coerências em papéis pessoais e profissionais.
Métodos: Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório utilizando entrevistas fenomenológicas reflexivas com duas professoras do Ensino Fundamental – anos iniciais de um colégio adventista na Grande São Paulo. A pesquisa foi fundamentada na Teoria da Identidade Humana de Antônio da Costa Ciampa, com foco na interseção das dimensões pessoais e profissionais moldadas pela socialização religiosa.
Resultados: Os resultados revelaram que as identidades das participantes são marcadas pela metamorfose e moldadas pelos papéis assumidos ao longo do tempo, influenciados pela adoção de valores cristão-adventistas. Esses papéis emergem dos processos de socialização primária e secundária e impactam significativamente as práticas docentes dentro do modelo educacional adventista.
Conclusões: O estudo destaca a relação intrincada entre identidades religiosas e profissionais, enfatizando como os valores adventistas influenciam as práticas de ensino. As narrativas das participantes refletem identidades dinâmicas caracterizadas por transformação e coerência nas esferas profissionais e pessoais. Recomenda-se novas pesquisas para explorar a emancipação identitária e a interação entre religiosidade e docência em contextos educacionais diversos.
Downloads
Referências
ANAXIMANDRO, PARMÊNIDES e HERÁCLITO. Os pensadores originários (1a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
BAPTISTA, M. T. D. D. S. A Identidade do professor universitário (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, São Paulo, SP, Brasil, 1992.
BERGER, P. L., e LUCKMANN, T. A construção social da realidade (34a ed.). Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.
CADWALLADER, E. M. Filosofia básica da Educação Adventista (1a ed.). Centro White Press. Disponível em: https://encurtador.com.br/btJQR, 2006.
CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a história da Severina: Um ensaio de psicologia social (2a ed.). São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.
FILHO, J. A. S., e SANTOS, B. O. O sintagma identidade-metamorfose-emancipação e sua relação com o construto mundo da vida. Psicologia & Sociedade, 29, p. 1-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29170491, 2017.
IASD. Igreja Adventista do Sétimo Dia. Yearsbook 2021: Office of archives and statistics General Conference of Seventh-day Adventist. Silver Spring, MD: Review and Herald. Disponível em: https://encurtador.com.br/rBMT6, 2022.
KNIGHT, G. R. Educando para a eternidade: Uma filosofia adventista de educação (1a ed.). Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2017.
LIMA, A. F., e CIAMPA, A. C. Metamorfose humana em busca de emancipação: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. In A. F. Lima (Org.), Psicologia Social Crítica: Paralaxes do contemporâneo (1a ed., p. 11-30). Porto Alegre, RS: Sulina, 2012.
REALE, G. Pre-Socráticos e Orfismo (2a ed.). São Paulo, SP: Edições Loyola, 2012.
SZYMANSKI, H., ALMEIDA, L. R. DE, e PRANDINI, R. C. A. R. A entrevista na pesquisa em educação: A prática reflexiva (5a ed.). São Paulo: Autores Associados, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Docent Discunt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.