Identidade em professoras adventistas: um estudo preliminar em ciampa
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Identidade docente
Ciampa
Ensino fundamental

Cómo citar

RIBEIRO TAVARES, H.; ANTUNES, M. A. M. Identidade em professoras adventistas: um estudo preliminar em ciampa. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01647, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01647. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1647. Acesso em: 31 jul. 2025.

Resumen

Objetivo: Explorar como as dimensões da religiosidade e da docência se entrelaçam nas narrativas de professoras do Ensino Fundamental – anos iniciais, em uma escola confessional adventista. O estudo investiga a identidade como um conceito dinâmico e multifacetado, influenciado por movimentos, contradições e coerências em papéis pessoais e profissionais.

Métodos: Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório utilizando entrevistas fenomenológicas reflexivas com duas professoras do Ensino Fundamental – anos iniciais de um colégio adventista na Grande São Paulo. A pesquisa foi fundamentada na Teoria da Identidade Humana de Antônio da Costa Ciampa, com foco na interseção das dimensões pessoais e profissionais moldadas pela socialização religiosa.

Resultados: Os resultados revelaram que as identidades das participantes são marcadas pela metamorfose e moldadas pelos papéis assumidos ao longo do tempo, influenciados pela adoção de valores cristão-adventistas. Esses papéis emergem dos processos de socialização primária e secundária e impactam significativamente as práticas docentes dentro do modelo educacional adventista.

Conclusões: O estudo destaca a relação intrincada entre identidades religiosas e profissionais, enfatizando como os valores adventistas influenciam as práticas de ensino. As narrativas das participantes refletem identidades dinâmicas caracterizadas por transformação e coerência nas esferas profissionais e pessoais. Recomenda-se novas pesquisas para explorar a emancipação identitária e a interação entre religiosidade e docência em contextos educacionais diversos.

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01647
PDF (Português (Brasil))

Citas

ANAXIMANDRO, PARMÊNIDES e HERÁCLITO. Os pensadores originários (1a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

BAPTISTA, M. T. D. D. S. A Identidade do professor universitário (Dissertação de mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, São Paulo, SP, Brasil, 1992.

BERGER, P. L., e LUCKMANN, T. A construção social da realidade (34a ed.). Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.

CADWALLADER, E. M. Filosofia básica da Educação Adventista (1a ed.). Centro White Press. Disponível em: https://encurtador.com.br/btJQR, 2006.

CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a história da Severina: Um ensaio de psicologia social (2a ed.). São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.

FILHO, J. A. S., e SANTOS, B. O. O sintagma identidade-metamorfose-emancipação e sua relação com o construto mundo da vida. Psicologia & Sociedade, 29, p. 1-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29170491, 2017.

IASD. Igreja Adventista do Sétimo Dia. Yearsbook 2021: Office of archives and statistics General Conference of Seventh-day Adventist. Silver Spring, MD: Review and Herald. Disponível em: https://encurtador.com.br/rBMT6, 2022.

KNIGHT, G. R. Educando para a eternidade: Uma filosofia adventista de educação (1a ed.). Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2017.

LIMA, A. F., e CIAMPA, A. C. Metamorfose humana em busca de emancipação: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. In A. F. Lima (Org.), Psicologia Social Crítica: Paralaxes do contemporâneo (1a ed., p. 11-30). Porto Alegre, RS: Sulina, 2012.

REALE, G. Pre-Socráticos e Orfismo (2a ed.). São Paulo, SP: Edições Loyola, 2012.

SZYMANSKI, H., ALMEIDA, L. R. DE, e PRANDINI, R. C. A. R. A entrevista na pesquisa em educação: A prática reflexiva (5a ed.). São Paulo: Autores Associados, 2018.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2024 Docent Discunt

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.