Transmitir transformação: considerações sobre o sentido ético da filosofia e da educação
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Palavras-chave

Filosofia
Ética
Existência

Como Citar

BOGÉA, D.; CRUZ SILVA, E. G. da. Transmitir transformação: considerações sobre o sentido ético da filosofia e da educação. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 4, p. e01551, 2023. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1551. Acesso em: 23 jul. 2025.

Resumo

Objetivo do trabalho: Investigar a possibilidade de repensar o sentido fundamental da educação para além da dimensão intelectual. Nossa proposta é colocar em primeiro plano o sentido ético da formação humana, isto é, a possibilidade de formação e transformação da postura existencial de cada um.

Método: Levantamento e exploração de questões com o auxílio de bibliografia clássica e atualizada sobre o tema. Nosso problema fundamental é o sentido dos processos educacionais que, segundo nos parece, têm sido reduzidos à sua dimensão intelectual e moral. Nossa hipótese é que podemos investir também em uma dimensão ética dos processos educacionais. Nosso problema situa-se, portanto, na fronteira entre ontologia (ao investigar quem são efetivamente os envolvidos nos processos de formação) e ética, por ter um impacto direto em nossa maneira de ser e estar no mundo. No desenvolvimento do nosso tema, combinamos pesquisa exploratória com pesquisa bibliográfica.

Resultados: Não são mensuráveis objetivamente como em um trabalho de ciências exatas. No nosso caso, o resultado esperado é enriquecer os debates quanto ao sentido dos processos de formação humana.

Contribuição teóricas: O trabalho apresenta as correntes filosóficas existencialismo e estoicismo, correntes tão díspares, de tempos, lugares e contextos tão diferentes, como exemplares daquilo que Pierre Hadot consagrou como sentido ético da Filosofia: a noção de exercícios espirituais. Tomamos essas correntes filosóficas como exemplares para pensarmos também o sentido ético dos processos de formação humana.

Cobclusão: O trabalho vem se somar aos esforços de situar o sentido dos processos de formação para além da dimensão cognitiva, da “aprendizagem” e da imposição de uma moral pré-estabelecida. Procuramos evidenciar que, muito além da transmissão de conteúdos intelectuais, o que está em jogo nos processos educacionais é a possibilidade de formação e transformação de uma trajetória existencial singular.

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Referências

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