Transmitir transformação: considerações sobre o sentido ético da filosofia e da educação
Palavras-chave:
Filosofia, Ética, ExistênciaResumo
Objetivo do trabalho: Investigar a possibilidade de repensar o sentido fundamental da educação para além da dimensão intelectual. Nossa proposta é colocar em primeiro plano o sentido ético da formação humana, isto é, a possibilidade de formação e transformação da postura existencial de cada um.
Método: Levantamento e exploração de questões com o auxílio de bibliografia clássica e atualizada sobre o tema. Nosso problema fundamental é o sentido dos processos educacionais que, segundo nos parece, têm sido reduzidos à sua dimensão intelectual e moral. Nossa hipótese é que podemos investir também em uma dimensão ética dos processos educacionais. Nosso problema situa-se, portanto, na fronteira entre ontologia (ao investigar quem são efetivamente os envolvidos nos processos de formação) e ética, por ter um impacto direto em nossa maneira de ser e estar no mundo. No desenvolvimento do nosso tema, combinamos pesquisa exploratória com pesquisa bibliográfica.
Resultados: Não são mensuráveis objetivamente como em um trabalho de ciências exatas. No nosso caso, o resultado esperado é enriquecer os debates quanto ao sentido dos processos de formação humana.
Contribuição teóricas: O trabalho apresenta as correntes filosóficas existencialismo e estoicismo, correntes tão díspares, de tempos, lugares e contextos tão diferentes, como exemplares daquilo que Pierre Hadot consagrou como sentido ético da Filosofia: a noção de exercícios espirituais. Tomamos essas correntes filosóficas como exemplares para pensarmos também o sentido ético dos processos de formação humana.
Cobclusão: O trabalho vem se somar aos esforços de situar o sentido dos processos de formação para além da dimensão cognitiva, da “aprendizagem” e da imposição de uma moral pré-estabelecida. Procuramos evidenciar que, muito além da transmissão de conteúdos intelectuais, o que está em jogo nos processos educacionais é a possibilidade de formação e transformação de uma trajetória existencial singular.
Downloads
Referências
EPICTETO. O Manual de Epicteto. São Cristóvão: UFSE, 2012.
FAUNDEZ, A. FREIRE, P. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia antiga. São Paulo: É Realizações, 2014.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2008.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis, Vozes, 2012.
HEIDEGGER, M. Introdução à Metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.
SARTRE, J.P. O Existencialismo é um Humanismo. Paraná: Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2009.
SÊNECA. Edificar-se para a morte. Petrópolis: Vozes, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Docent Discunt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.