Perspectivas teóricas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação

Autores

  • Silla Mescouto Conrado Universidade Peruana Unión (UPeU)
  • Antônio Carlos Dias da Encarnação Júnior

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p38-59

Palavras-chave:

TDAH, Perspectivas teóricas, Medicalização da Educação

Resumo

O presente artigo apresenta uma síntese dos pressupostos teóricos acerca do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), considerando tanto o saber médico quanto o saber à luz da psicologia histórico-cultural. Dentro da perspectiva organicista, é descrito o histórico do TDAH na literatura médica, caracterização, conceituações, etiologia, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento medicamentoso e os possíveis riscos do consumo prolongado de substâncias psicoativas por crianças e adolescentes. Contrapondo essa concepção demonstra-se, através dos estudos dos autores da perspectiva historicista, o processo de constituição da atenção voluntária e a natureza social de desenvolvimento desta função psíquica superior, sob condições sociais favoráveis a seu desenvolvimento, possibilitando construir um novo olhar do TDAH. E por fim, frente ao crescimento de diagnósticos relativos às dificuldades de comportamento e de aprendizagem no processo de escolarização, analisa-se o fenômeno da medicalização e seu movimento na educação, permitindo refletir em questões sociais, éticas, políticas, econômicas e práticas pedagógicas.

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Publicado

2021-08-24

Como Citar

CONRADO, S. M.; ENCARNAÇÃO JÚNIOR, A. C. D. da. Perspectivas teóricas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 1, p. 38–59, 2021. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p38-59. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1377. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos