Diversidade étnica e cultural na escola de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p23-37

Palavras-chave:

Diversidade Étnica, Gestão Escolar, Práticas Pedagógicas

Resumo

Neste artigo, buscou-se analisar as ações da gestão escolar acerca da valorização da diversidade étnica e cultural em duas escolas públicas no interior do estado de São Paulo, relacionando as reflexões de Paulo Freire à questão da diversidade cultural. Destaca-se a responsabilidade da escola diante das desigualdades intraescolares e ações a serem implementadas pela gestão em combate às ações discriminatórias. Assim, indaga-se: Qual a atuação da escola diante da discriminação étnica no espaço escolar? Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório; usa-se a entrevista a três gestores escolares da rede pública como instrumento de coleta de dados. Com base nos dados da pesquisa identifica-se a necessidade de ações pontuais e sistemáticas nos currículos escolares para lidar com as questões étnico-raciais, inclusive na formação inicial e continuada dos gestores. Enfatiza-se o legado dos pressupostos deixados por Paulo Freire como humanista e sua proposta às práticas pedagógicas que valorizam a multiculturalidade. Alerta-se acerca da necessidade de se atuar de forma sistemática diante de uma escola que está inserida numa sociedade racista e preconceituosa.

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Biografia do Autor

Luciane Weber Baia Hees, UNASP

Doutora em Psicologia da Formação Docente.

Mestre em Gestão e Politicas Educacionais.

Especialista em Docencia Universitária e Supervisão Escolar.

Professora titular de graduação e colaboradora no Mestrado Profissional do UNASP-EC

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Publicado

2021-08-24

Como Citar

HEES, L. W. B.; RAMÍREZ, G. P. de L. Diversidade étnica e cultural na escola de educação básica. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 1, p. 23–37, 2021. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p23-37. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1337. Acesso em: 10 dez. 2024.

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Artigos