REPERCUSSÕES DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE SOB O OLHAR DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA

Autores

  • Cristina Zukowsky Tavares
  • Elize Keller-Franco
  • Dayse Karoline de Carvalho
  • Catherine Oliveira de Araújo
  • Elnaque Ribeiro Costa Leite

DOI:

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p18-34

Palavras-chave:

parfor, pedagogia, formação docente

Resumo

O estudo propõe avaliar a repercussão do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) na formação docente de concluintes do curso de pedagogia de um Centro Universitário em São Paulo. O estudo de natureza qualitativa teve como instrumento de coleta de dados um questionário que envolveu questões abertas objetivando caracterizar o perfil dos participantes, suas perspectivas profissionais, contribuições recebidas em processo e encaminhamentos que realizam ao curso formador. Para a análise dos dados, as respostas dos participantes foram organizadas em três eixos temáticos que passaram a nortear a discussão dos resultados da pesquisa em diálogo com a literatura específica da área. Os resultados expressam contribuições da formação na visão de mundo e educação dos pesquisados, destacando-se também a satisfação com o reconhecimento e valorização profissional almejado ao receberem o título de “professores”.

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

ZUKOWSKY TAVARES, C.; KELLER-FRANCO, E.; KAROLINE DE CARVALHO, D.; OLIVEIRA DE ARAÚJO, C.; RIBEIRO COSTA LEITE, E. REPERCUSSÕES DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE SOB O OLHAR DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 1, p. 18–34, 2020. DOI: 10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p18-34. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1312. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos