PNFQ
OLHAR A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO CONTRIBUTO SOCIAL EM ANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p45-53Palavras-chave:
política nacional de formação de quadros, angola, formação continuada, transformação socialResumo
O presente trabalho consiste em análise bibliográfica e pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar do Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ) o qual visa à formação continuada de professores em Angola. Levanta-se a questão de como considerar esta oferta como eficiente em sua proposta e, também um dos fatores da melhoria da educação em Angola. A discussão perpassa aspectos políticos intrinsecamente ligados ao processo formativo de professores que são requeridos a realizar parte de sua formação no exterior do país, a fim de se potencializarem e, assim, contribuírem para o desenvolvimento de Angola. O processo de formação é constituído pelos “saberes necessários”: os conceitos, as práticas pedagógicas, o fazer e a transformação social. As bibliografias sobre o tema teorizam a política e educação como resultado “da ação e da reflexão” (FREIRE, 1997), da “profissão professor” e do ato de “firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente” (NÓVOA, 1999, 2017). Com bases nas contribuições teóricas e análise das informações que constam na PNFQ, este estudo cumpre um papel crucial na atual conjuntura político e social de Angola.
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