Breve análise do programa jovem adventista à luz dos seus objetivos filosóficos e teológicos
PDF

Palavras-chave

programa J.A.
ideais
ministério jovem
entretenimento
Igreja Adventista.

Como Citar

Silva, E., & Ferreira, W. (2006). Breve análise do programa jovem adventista à luz dos seus objetivos filosóficos e teológicos. Kerygma, 2(2), 36. Recuperado de https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/296

Resumo

O objetivo desse trabalho é verificar se o culto semanal promovido para os jovens adventistas tem alcançado os objetivos idealizados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Para tanto, foram entrevistados jovens de 16 a 30 anos, de três congregações das cidades de Piracicaba e Limeira, no interior do Estado de São Paulo. A conclusão do trabalho é que existe uma distância entre o que a filosofia do ministério jovem adventista, “salvação e serviço”, e a prática das programações voltadas para os jovens. Parece que no afã de fidelizar a presença dos jovens na igreja, os líderes locais têm optado por uma programação mais voltada ao entretenimento.

PDF

Referências

Allen, Malcolm J., O desafio do ministério jovem, 1ª ed. (Artur Nogueira, SP: Gráfica da União Central Brasileira, 1999).

________Conduccion divina o presion mundana? – El ministério joven em la Iglesia Adventista. (Buenos Aires, Argentina: Asociacion Casa Editora Sudamericana, 1995).

Enciclopédia J.A., (Brasília, D.F.: Departamento JA da Divisão Sul-Americana da IASD, 2000).

Entrevistas com os Jovens. (IASD Central, Limeira, 2005).

Entrevistas com os Jovens. (IASD Gustavo Piccinine, Limeira, 2005).

Entrevistas com os Jovens. (IASD Central, Piracicaba, 2005).

Manual da Igreja, (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1970).

Manual do Ministério Jovem, 1ª ed. (Brasília D.F., Divisão Sul – Americana da IASD, 1992).

Marski, Artur Elias. Análise do encontro semanal dos jovens adventistas nas igrejas da União Sul-Brasileira da IASD e uma proposta alternativa do seu conteúdo programático, 1ª ed. (Engenheiro Coelho - SP: SALT, 1984).

Novaes, Allan. Breve análise das reuniões dos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia. (Engenheiro Coelho-SP: Revista Eletrônica Kerigma, www.unasp.edu/kerigma, 2005).

Timm, Alberto. “Podemos ainda ser considerados o povo da Bíblia?”: Revista Adventista, junho. (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001).

White, Ellen G. Educação, 5ª ed. (Santo André - SP: Casa Publicadora Brasileira, 1977).

Declaro (amos) que a revista Kerygma está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação deste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”. 

Reconheço (Reconhecemos) ainda que Kerygma está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.

Dito isto, PERMITO (PERMITIMOS) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao (s) autor (es) pela criação original.

Downloads

Não há dados estatísticos.