Princípios educacionais de Ellen Gould White nas práticas de ensino e aprendizagem contemporâneas

Autores

  • Ellen Nogueira Rodrigues Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil) https://orcid.org/0000-0002-8689-0029
  • Stella Tofolo Washington Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP/EC, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/1809-2454.kerygma.v19.n1.pe1628

Palavras-chave:

Princípios Educacionais, Ellen G. White, Análise de Conteúdo

Resumo

O presente artigo busca analisar os princípios educacionais defendidos pela autora Ellen White no livro Educação (2013), mais especificamente, três dimensões (neuroplasticidade, personalização do ensino e educação integral) consideradas fundamentais para a pedagogia no século 21. Busca-se investigar as convergências e divergências entre os princípios educacionais por White e as dimensões estabelecidas pelos autores Kilgour e Christian (2017). A pesquisa é de natureza teórica e emprega a análise de conteúdo de Bardin (2011) para análise dos dados. Verificou-se que os conceitos de neuroplasticidade, personalização do ensino e educação integral, estão inseridos nos escritos deixados pela autora pesquisada. Na obra Educação (2013), há conselhos envolvendo essas áreas, mesmo que haja divergências nos termos utilizados no presente cenário. Nota-se que os princípios educacionais de White, se assemelham com as tendências educacionais do século XXI.

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Biografia do Autor

Ellen Nogueira Rodrigues, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, São Paulo, (Brasil)

Professora do Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP. Doutora em Educação (PhD in Curriculum and Instruction) pela Andrews University (EUA). O título de doutorado foi revalidado no Brasil pela Unicamp como doutorado em educação (área de concentração: ensino e práticas culturais). 

Stella Tofolo Washington, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP/EC, São Paulo, (Brasil)

Supervisora Pedagógica para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio na Associação Paulista Central, São Paulo. Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP/EC, São Paulo, (Brasil)

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Publicado

2024-09-20

Como Citar

RODRIGUES, E. N.; TOFOLO WASHINGTON, S. Princípios educacionais de Ellen Gould White nas práticas de ensino e aprendizagem contemporâneas. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 19, n. 1, p. e1628, 2024. DOI: 10.19141/1809-2454.kerygma.v19.n1.pe1628. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/1628. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos