A “ilogicidade” de obedecer a Deus: reflexões sobre obediência e valor da vida a partir do sacrifício de Isaque

Autores

  • Adolfo S. Suárez

Palavras-chave:

Pedagogia, Sacrifício, Ilogicidade, Obediência.

Resumo

Como seres humanos, acostumados à lógica das coisas e situações, a ordem divina para que Abraão sacrificasse seu filho Isaque parece totalmente ilógica e descabida. Perguntome, então: Não haveria lógica na atitude e ordem de Deus, que “mutila” Abraão e Isaque com a finalidade de resgatar e fortalecer a fé do patriarca e, em decorrência, dos seus seguidores através de todos os tempos? Não haveria lógica na atitude e ordem de Deus, que “mutila” Abraão e Isaque com a finalidade de mostrar os riscos e benefícios da obediência? Não haveria lógica na atitude e ordem de Deus, que “mutila” Abraão e Isaque com a finalidade de mostrarlhe e incutir-lhe o valor da vida? Creio que sim. Se assim for, estamos diante de um belíssimo quadro pedagógico, o qual mostra a complexidade do Deus cristão. Complexidade, mas não “ilogicidade”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARMSTRONG, K. Uma história de Deus. Tradução de Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BENNER, D. G. A Entrega Total ao Amor: Descobrindo a Essência da Espiritualidade Cristã. São Paulo: Loyola, 2006.

BURKERT, W. A Criação do Sagrado: Vestígios Biológicos nas Antigas Religiões. Tradução de Vitor Silva. Lisboa: Edições 70.

HINKELAMMERT, F. J. La fé de Abraham y el Édipo occidental. San José: DEI, 1989.

MILES, J. Deus, uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SCHWANTES, M. A Família de Sara e Abraão: Texto e Contexto de Gênesis 12 – 25. Petropolis: Vozes/São Leopoldo: Sinodal, 1986. p. 21.

WHITE, E. G. História da Redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

WHITE, E. G. Patriarcas e Profetas. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1991, p. 153.

Downloads

Publicado

2011-03-20

Como Citar

SUÁREZ, A. S. A “ilogicidade” de obedecer a Deus: reflexões sobre obediência e valor da vida a partir do sacrifício de Isaque. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 7, n. 1, p. 2–10, 2011. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/151. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos