Diversidade étnica e cultural na escola de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p23-37

Palavras-chave:

Diversidade Étnica, Gestão Escolar, Práticas Pedagógicas

Resumo

Neste artigo, buscou-se analisar as ações da gestão escolar acerca da valorização da diversidade étnica e cultural em duas escolas públicas no interior do estado de São Paulo, relacionando as reflexões de Paulo Freire à questão da diversidade cultural. Destaca-se a responsabilidade da escola diante das desigualdades intraescolares e ações a serem implementadas pela gestão em combate às ações discriminatórias. Assim, indaga-se: Qual a atuação da escola diante da discriminação étnica no espaço escolar? Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório; usa-se a entrevista a três gestores escolares da rede pública como instrumento de coleta de dados. Com base nos dados da pesquisa identifica-se a necessidade de ações pontuais e sistemáticas nos currículos escolares para lidar com as questões étnico-raciais, inclusive na formação inicial e continuada dos gestores. Enfatiza-se o legado dos pressupostos deixados por Paulo Freire como humanista e sua proposta às práticas pedagógicas que valorizam a multiculturalidade. Alerta-se acerca da necessidade de se atuar de forma sistemática diante de uma escola que está inserida numa sociedade racista e preconceituosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Weber Baia Hees, UNASP

Doutora em Psicologia da Formação Docente.

Mestre em Gestão e Politicas Educacionais.

Especialista em Docencia Universitária e Supervisão Escolar.

Professora titular de graduação e colaboradora no Mestrado Profissional do UNASP-EC

Referências

AGUESSY, H. Visões e percepções tradicionais. In: SOW, A. I. et al. Introdução à cultura africana. Lisboa: Edições 70, 1977, p. 95-136.

AGUIAR, J. C. T.; AGUIAR, F. J. F. Uma reflexão sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana e a formação de professores em Sergipe. Revista Fórum, Itabaina, v.7, jan-jun 2010. Disponível em: https://bit.ly/3gJh5wX. Acesso em 20 out. 2018.

ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

AZEVEDO, C. B. Educação para as relações étnico-raciais e ensino de história na educação básica. 2011. Disponível em: https://bit.ly/3gIvx6Q. Acesso em: 17 abr. 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2016.

BASTIANI, M. L. Escola alternativa: pedagogia da participação. Florianópolis: Cidade Futura; 2000.

BRANT, L. Diversidade cultural: globalização e culturas locais – dimensões, efeitos e perspectivas. São Paulo: Escrituras Editora: Instituto Pensarte, 2005.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o

ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: MEC, 2004.

BRASIL. Ministério da educação e cultura. Secretaria do CEAD. Educação africanidades Brasil. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Implementação das diretrizes curriculares

nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Subsecretaria de políticas de Ações afirmativas. Brasília: MEC, 2009, p. 22.

CANDAU, V. M. Prefácio. In: ANDRADE, M. (Org.). A diferença que desafia a escola: a prática pedagógica e a perspectiva intercultural. Rio de janeiro: Quartet, 2009.

CARENO, M. F. Desigualdades raciais em educação no Brasil. Pesquisa e educa. Santos, v. 1, n. 2, p. 129-134, jul - dez 2009. Disponível em: https://bit.ly/35IXPZU. Acesso em nov. de 2018.

CARVALHO, D. M. S.; FRANÇA, D. X. Estratégias de enfrentamento do racismo na escola: uma revisão integrativa. Educação & formação. Fortaleza, v. 4, n. 12, p. 148-168, set./out. 2019.

CURY, C. R. J. O Direito à Educação. Disponível em: https://bit.ly/2TRE2Vq. Acesso em: 17 abr. 2018.

FREIRE, . Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 1995.

LIMA, M. A África na sala de aula. In: Nossa história, nº 4. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2004, p. 84-87.

LOPES, V. N. Racismo, preconceito e discriminação. In: MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. 2 ed. Brasília: MEC – Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p. 185-20.

LÜCK, H. A evolução da gestão educacional, a partir de mudança paradigmática. Revista gestão em rede, n. 3, p. 13-18, nov. 1997.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

MARCONDES, M. I. Freire como autor internacional: pedagogia do oprimido em língua inglesa publicada 50 anos atrás. Revista e-Curriculum, v. 16, n. 4, dez. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3gSZDVk. Acesso em: 11 mar. 2020.

MUNANGA, K. Superando o racismo na escola. 2 ed. Brasília: MEC, 2005.

PEREIRA, E. A. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. São Paulo: Editora Paulinas, 2007.

PEROZA, J.; DA SILVA, C. P.; AKKARI, A. Paulo Freire e a diversidade cultural: um humanismo políticopedagógicos para a transculturalidade na educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 2, p. 461-481, dez. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3gLwIDK. Acesso em: 11 mar. 2020.

RAMIREZ, G. P. L. Museu como espaço de ressignificação cultural e religiosa no processo de educação informal. In: JUSTUS, M. B. (Org.). Formação de professores e a condição do trabalho docente 2. Ponta Grossa: Atena, 2019, p. 242-248.

RAMIREZ, G. P. L.; GONÇALVES, B. P.; ANDRADE, L. F. Valorização de identidade cultural afrobrasileira em uma escola quilombola. In: SILVA, D.; SOUZA, I. P.; JORGE, W. J. (Orgs.). Inclusão escolar: para além da educação especial. Maringá: Uniedusul Editora, 2019, p. 61-68.

RAMIREZ, G. P. L.; SILVA, A. D. Educação e religiosidade, uma reflexão sobre a diversidade cultural das comunidades tradicionais no Brasil. In: PURIFICAÇÃO, M. M.; CATARINO, E. M.; SANTANA, L. J. (Orgs.). Ampliação e aprofundamento dos conhecimentos teológicos das religiões. Ponta Grossa: Atena, 2021, p. 25-31.

SILVA, A. C. A Desconstrução da Discriminação no Livro Didático. In: MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

SILVA, A. C. A discriminação do negro no livro didático. Salvador: CEAO; CED, 1995.

SILVA, L. D.; RAMIREZ, G. P. L. A questão afro-brasileira sob a perspectiva da gestão escolar em nível básico na cidade de Cuiabá-MT. Momento Diálogos em Educação, v. 29, n. 3, p. 52-66, set.- dez. 2020.

SOUZA, L. A. F. Sociologia da violência e do controle social. Curitiba: Iesde Brasil S.S., 2008.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNESCO. Convenção relativa à Luta contra a Discriminação no campo do Ensino. Disponível em: <https://bit.ly/3gJs1KX>. Acesso em: 15 out. 2018.

VALENTE, A. L. E. F. Ser negro no Brasil hoje. São Paulo: Moderna, 1994.

VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

VAZ, M. C. D. Gestão participativa. Disponível em: https://bit.ly/3qcILxj. Acesso em 20 maio 2018.

Downloads

Publicado

2021-08-24

Como Citar

HEES, L. W. B.; RAMÍREZ, G. P. de L. Diversidade étnica e cultural na escola de educação básica. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 1, p. 23–37, 2021. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p23-37. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1337. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos