Conceito e o propósito da educação segundo comenius no livro didática magna
Palabras clave:
Comenius, Educação, Didática magnaResumen
O principal objetivo deste estudo bibliográfico foi realizar uma análise exploratória da visão educacional de Comenius em seu mais relevante livro: a Didática Magna. As seguintes indagações foram consideradas: Quem foi Comenius e o que fez desta sua obra mais notável? Qual é a concepção e propósito da educação em sua visão? E quais as contribuições deste conceito para o educador na era contemporânea? Os dados indicam que Comenius concebia a educação como instrumento eficaz para levar o ser humano ao conhecimento de Deus e de Sua vontade e por isso deve ser universal. Sua concepção de ser humano considera o problema do pecado e necessidade de redenção, objetiva uma educação que restaure no ser humano à imagem e semelhança de seu Criador. Ao escrever seu livro-texto mais célebre, Comenius aborda de forma prática como deveria ser a educação e como as pessoas deveriam ser tratadas. Ele reconhece a responsabilidade dos educadores, bem como o potencial das experiências formativas da tenra infância como decisivas não só para esta vida, mas para a eternidade.
Descargas
Citas
ALMEIDA, João Ferreira de. A Bíblia sagrada: antigo e novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2.ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.
BOSSA, Nadia A. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BOTO, C. Comenius e a educação universal para ensinar todas as coisas. Pedagogía y Saberes, 54, 2021. Disponível em: Acesso em 24 nov 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Brasília: 2018.
______. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
COMENIUS, Iohannis Amos. Didáctica magna. Tradução de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
DARIUS, R.; DARIUS, F. A didática em Comenius e a didática contemporânea: alguns apontamentos. Revista Científica do UBM, Maringá, v. 19, n. 37, p. 185-210, 2017.
DIAS, Jéssica França, Temas da didática magna de Comenius: temas da escola moderna. Anais do III Terceiro Encontro de Didática e Práticas de Ensino, Goiânia: Faculdade de Educação – UFG, 2009.
GARCIA, R. A. G. A didática magna: uma obra precursora da pedagogia moderna? Revista HISTEDBR On-line. Campinas, v. 14, n. 60, p. 313-323, 2015.
GHIRALDELLLI, Paulo Junior. História da educação brasileira. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
GONTIJO, Fábio de Brito. A didática magna de comenius e as declarações da Unesco. Dissertação (Mestrado). Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016.
LIRA, Liliane Oliveira. Contribuições da didáctica magna de comenius para a formação docente na atualidade. João Pessoa: UFPB, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/17876/1/LOL10082020.pdf> Acesso em 14 out 2022.
LOPES, Edson Pereira. O conceito de educação em João Amós Comenius. Fides Reformata, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 49-63, 2008.
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete educação para todos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix, 2015. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/educacao-para-todos/>. Acesso em 06 set 2022.
OLIVEIRA, Fernando Henrique Cavalcante de. O ensino religioso na escola pública: perspectivas, percalços e novos horizontes à luz do clássico Didática Magna de João Amós Comenius. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas: Unicamp, 2011.
PEREIRA, Meira Chaves. Educação e didática em Comenius. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, Espanha, v. 9, n. 2, p. 104-115, 2016.
SUARÉZ, A. S. “Educar é redimir”: significado e implicações da noção de redenção-educação nos escritos de Ellen G. White. Revista Parousia, Engenheiro Coelho, p. 51-81, 2010.
WALKER, Daniel. Comenius: o criador da didática moderna. Juazeiro do Norte: HB, 2001.
WHITE, Ellen G. Educação. 1.ed. [s.l]: The Ellen G. White Estate, 2013.
UNESCO. Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília: Unesco, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Docent Discunt
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.