A vivência dos aspectos estéticos, expressivos e intersubjetivos na docência

Autores/as

  • Sandra Elisa Réquia Souza Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul, (Brasil)
  • Amarildo Luiz Trevisan Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul, (Brasil)

Palabras clave:

Intersubjetividade, Docência, Formação de Professores

Resumen

Objetivo: Compreender como os aspectos citados são vivenciados por professores no intuito de auxiliar nas reflexões e discussões sobre a formação de professores.

Originalidade/valor: O estudo evidenciou que a especificidade da profissão docente requer saberes norteadores da sua ação e, dessa forma, necessita-se do entendimento de que educar não é somente transmitir conteúdos para a reprodução, mas considerar que a formação humana requer a vivência dos aspectos estéticos, expressivos e intersubjetivos na ação pedagógica.

Método: Utilizou-se a hermenêutica afetiva de Andrés Ortiz-Osés, hermeneuta latino que busca nas categorias de interpretação, linguagem, sentido, simbolismo e afetividade para caracterizar a referida abordagem. Essas categorias foram consideradas na escuta de quatro professores universitários – nomeados A, B, C e D.

Resultados: De acordo com as narrativas dos docentes entrevistados, percebemos que existem dificuldades na vivência dos aspectos estéticos, expressivos e intersubjetivos. Esses impasses acontecem em consequência de variantes diversas, seja pela falta de formação pedagógica dos professores, pela compreensão equivocada da fragmentação do ensino, do curso e em consequência do currículo, e ainda, pela formatação da estrutura dos cursos no que diz respeito a salas com numerosos alunos, tempos das aulas e ensino conteudista.

Conclusão: Constatou-se que os impasses acerca das dificuldades se expressam na contrariedade em (re)significar o olhar para a própria profissão, pois os docentes se veem como sujeitos dotados de razão, culminando no extremo desse entendimento, ou seja, nos racionalismos e fragmentações negacionistas da humanidade nas relações.

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Biografía del autor/a

Sandra Elisa Réquia Souza, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul, (Brasil)

Doutora em Educação Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul, (Brasil). Funcionário público da Universidade Federal de Santa Maria e tutora do Curso de Educação a Distância em Ciências da Religião.

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul, (Brasil)

Pós-Doutor em Humanidades - Universidade Carlos III, de Madri, Colmenarejo, (Espanha). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Rio Grande do Sul, (Brasil). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSMRio Grande do Sul.

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Publicado

2023-09-05

Cómo citar

RÉQUIA SOUZA, S. E.; TREVISAN, A. L. . A vivência dos aspectos estéticos, expressivos e intersubjetivos na docência. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 4, p. e01547, 2023. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1547. Acesso em: 22 nov. 2024.