Percepção dos professores de Enfermagem acerca do uso de Metodologias Ativas

Autores

  • Tatiane Aparecida Batista
  • Cristovam da Silva Alves

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p106-117

Palavras-chave:

Enfermagem, Percepção docente, Metodologias ativas

Resumo

Os estudos sobre metodologias ativas afirmam que métodos mais dinâmicos de ensino contribuem para a formação de alunos autônomos no seu processo de ensino-aprendizagem. A utilização dessas práticas metodológicas contribui no processo integrativo dos aprendizes e na formação do pensamento crítico e reflexivo. Diante do exposto a pesquisa em questão, de caráter qualitativo, é parte de uma dissertação de mestrado em educação que está sendo desenvolvida nos anos de 2019 e 2021, na qual aborda-se o uso das metodologias ativas no curso superior em enfermagem e visa verificar a importância de práticas ativas nesse curso de graduação e seus reflexos sobre a formação do docente enfermeiro do ensino técnico, visto que os enfermeiros professores, na maioria dos casos, não possuem formação pedagógica para executar atividades docentes. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado entrevistas com professores enfermeiros, questionário com os alunos da graduação de enfermagem e grupo com docentes enfermeiros da Educação Profissional Técnica. A pesquisa está sendo realizada no Vale do Paraíba, região do interior do Estado de São Paulo. Para análise dos dados será utilizado os núcleos de significação.

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Publicado

2021-12-31 — Atualizado em 2022-01-04

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Como Citar

APARECIDA BATISTA, T.; DA SILVA ALVES, C. Percepção dos professores de Enfermagem acerca do uso de Metodologias Ativas. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 2, p. 106–117, 2022. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p106-117. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1439. Acesso em: 19 abr. 2024.