A experiência da prática na produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01961Keywords:
Produção acadêmica, Campo educacional, Metodológicas de pesquisa, Processos de ensino e aprendizagemAbstract
Os desafios contemporâneos no campo educacional abarcam a escola, a formação docente e as pesquisas nessa área. O contexto complexo, multifacetado, contraditório e dinâmico exige cada vez mais a integração teórico-prática em cada uma das esferas mencionadas. Embora perspectivas eminentemente práticas na educação sejam questionadas por valorizarem a ação em detrimento dos fundamentos teóricos, entendemos que o contrário também deve ser evitado. Reflexões filosóficas e teóricas distantes da realidade vivenciada pela educação se restringem ao meio acadêmico e pouco refletem os anseios e necessidades de professores nos inúmeros desafios que a prática escolar lhes coloca. Diante desse cenário, torna-se urgente refletir sobre como a experiência prática pode contribuir para a formação docente e a produção do conhecimento científico em diálogo com a realidade escolar. Este texto, portanto, explora as contribuições da experiência da prática escolar para a divulgação científica e a produção acadêmica.
Downloads
References
ALARCÃO, Isabel. A escola reflexiva. In.: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Journal of Docent Discunt

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.