EMERGENCY REMOTE EDUCATION IN THE MUNICIPALITY OF MONGAGUÁ, SP
LIMITS AND POSSIBILITIES
DOI:
https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p108-117Keywords:
educational public policies, implementation of public policies, remote teachingAbstract
The process of public education policies implementation in a municipal sphere requires reflection about the numerous elements that influence such process to the end of granting education quality. Due to the pandemic of COVID-19 and the health crisis, year 2020 suffered from intervening factors of all kinds, which caused the imminent need to install remote teaching to preserve the students’ health and of their families. The school networks had to urgently adopt actions and strategies aiming to mitigate the impacts of the pandemic in education while taking into consideration the social, political and cultural context, according to recently published studies. In this sense, the purpose of this article is to analyze and discuss the actions and strategies adopted by municipal schools in the city of Mongaguá, located in the region of Santos, São Paulo state, based on the guidelines they received from the Department of Municipal Education (DEM).
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, 2020.
LIMA, N. Diretores escolares: burocratas de nível de rua ou médio escalão? Revista Contemporânea De Educação, v. 14, n.31, set/dez 2019, p. 84-103.
LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
MARANGONI, R. O trabalho do diretor de escola: análise a partir de uma perspectiva histórica. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, n. 19, 2020.
MONGAGUÁ. Lei Complementar nº 16, de 07 de outubro de 2011. Dispõe sobre o Plano de Carreira a Remuneração do Magistério Público Municipal de Mongaguá, Reorganiza o Quadro de Pessoal do Magistério Público Municipal e dá outras providências. Mongaguá, 2011.
MONGAGUÁ. Decreto Nº 7092, de 16 de Março de 2020. Dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID-19 (novo Coronavírus), e dá outras providências. Mongaguá, 2020.
MONGAGUÁ. Decreto Nº 7093, de 19 de Março de 2020. Declara situação de emergência e prevenção a saúde pública no Município de Mongaguá e dá outras providências. Mongaguá, 2020.
MONGAGUÁ. Decreto Nº 7094, de 23 de Março de 2020. Declara estado de calamidade pública e adoção de novas medidas restritivas e de contenção a disseminação de contágio do COVID-19 (novo Coronavírus), e dá outras providências. Mongaguá, 2020.
MONGAGUÁ. Decreto Nº 7099, de 30 de Março de 2020. Dispõe sobre as medidas trabalhistas a serem adotadas pala Administração Pública Municipal, direta ou indireta, para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (covid-19), e dá outras providências. Mongaguá, 2020.
MONGAGUÁ. Decreto Nº 7100, de 31 de Março de 2020. Dispõe sobre a suspensão dos contratos de prestação de serviços, e dá outras providências correlatas. Mongaguá, 2020.
MONGAGUÁ. Decreto Nº 7104, de 03 de Abril de 2020. Dispõe sobre a necessidade inadiável de atendimento aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Mongaguá, para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID-19 (novo Coronavírus), e dá outras providências. Mongaguá, 2020.
MONGAGUÁ. Decreto Nº 7114, de 15 de Abril de 2020. Adota Medidas Adicionais aos: Decreto 7092 de 16 de Março de 2020, 7093 de 19 de Março de 2020, 7094 de 23 de Março de 2020, e dá outras providências. Mongaguá, 2020.
MONGAGUÁ. Decreto Nº 7185, de 08 de Setembro de 2020. Dispõe sobre as atividades presenciais nas escolas municipais de Mongaguá e estabelece normas excepcionais de retorno gradativo a serem adotadas pelas escolas estaduais e privadas no âmbito do Município de Mongaguá e dá outras providências. Mongaguá, 2020.
SÃO PAULO. Decreto nº 64.864, de 16 de Março de 2020. Dispõe sobre a adoção de medidas adicionais, de caráter temporário e emergencial, de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus), e dá providências correlatas. São Paulo, 2020.
UFMG, Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG). Relatório Técnico: Trabalho docente em tempos de pandemia. Minas Gerais, 2020. Disponível em: https://bit.ly/38K209a. Acesso em 30 nov. 2020.
UFSCAR, Universidade Federal de São Carlos - PPGEd-So - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba. Relatório de pesquisa: Condições e dinâmica cotidiana e educativa na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba/SP) durante o afastamento social provocado pelo coronavírus. Sorocaba, maio de 2020. Disponível em: https://bit.ly/3n0N5wb. Acesso em 30 nov. 2020.
USCS, Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Relatório de pesquisa: Políticas e Estratégias dos Sistemas Municipais de Ensino do ABC Paulista durante a pandemia de Covid-19. São Caetano do Sul, 2020. Disponível em: https://tabsoft.co/3o5jhjp. Acesso em 30 nov. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.