Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-12-31. Leia a versão mais recente.

Projeto Interdisciplinar entre Psicologia e Direito:

Oficina de Produção de Conhecimento

Autores

  • Joene Vieira-Santos
  • Estevão Schultz Campos

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p163-174

Palavras-chave:

Psicologia, Direito, Interdisciplinaridade

Resumo

A necessidade de envolver o aluno de graduação na produção de conhecimento científico traz desdobramentos importantes para a vida estudantil e para as oportunidades de formação que serão ofertadas ao aluno durante sua passagem pelo Ensino Superior. O presente estudo consiste em um relato de experiência do desenvolvimento da Oficina de Produção de Conhecimento, uma atividade de iniciação científica interdisciplinar conduzida por professores dos cursos de Direito e Psicologia e voltada para a produção e divulgação de conhecimentos científicos. com interdisciplinaridade entre Psicologia e Direito. Demonstrar-se-á a evolução da Oficina e a compreensão por parte dos professores-condutores da atividade na proposta da produção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, L. S.; MARINHO-ARAUJO, C. M.; AMARAL, A.; DIAS, D. Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 17, n. 3, p. 899–920, nov. 2012. https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000300014

ALVES-BRITO, A., MASSONI, N. T. O papel da divulgação científica em Astrofísica na velhice: relato de uma experiência na extensão universitária, Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 11, n. 2, p. 199-212, 8 jul. 2020. https://doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i2.11423

ANTONELLI-PONTI, M., VALENTI, L., DÍAZ, D. A. C.; PICOLI, R. M. de M. de; VERSUTI, F. M. Divulgação científica em psicobiologia: educação a distância como estratégia para a promoção da extensão universitária. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 183, 31 ago. 2018. https://doi.org/10.15210/ee.v23i3.13668

BRIDI, J. C. A. Atividade de Pesquisa: contribuições da Iniciação Científica na formação geral do estudante universitário. Olhar de Professor, v. 13, n. 2, p. 349-360, 28 dez. 2010. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.13i2.0010

BRIDI, J. C. A.; PEREIRA, E. M. DE À. O impacto da Iniciação Científica na formação universitária. Olhar de professor, v. 7, n. 2, p. 77-88, 2004. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1404 Acesso em: 27 dez., 2021.

COSTA, F. (Org.). Manual de trabalhos acadêmicos. Engenheiro Coelho: Unaspress - Imprensa Universitária Adventista, 2013.

ESCOBAR, H. Divulgação científica: faça agora ou cale-se para sempre. In: VOGT, C.; GOMES, M.; MUNIZ, R. (Orgs.). ComCiência e divulgação científica. Campinas, SP, BCCL/ UNICAMP, 2018, p. 31-35.

GALVÃO, T. F.; PANSANI, T. DE S. A.; HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, n. 2, p. 335-342, jun. 2015. https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017

MALUF, M. R.; ZANELLA, M. S.; PAGNEZ, K. S. M. M. Habilidades metalingüísticas e linguagem escrita nas pesquisas brasileiras. Bol. psicol, São Paulo, v. 56, n. 124, p. 67-92, jun. 2006. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432006000100006 &lng=pt&nrm=iso Acesso em: 28 ago. 2020.

MASSI, L.; QUEIROZ, S. L.; DINHAM, R. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p. 173-197, abr. 2010. https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000100009

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. DAS G. C. Docência no ensino superior. 2a. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Publicado

2021-12-31

Versões

Como Citar

VIEIRA-SANTOS, J.; SCHULTZ CAMPOS, E. Projeto Interdisciplinar entre Psicologia e Direito: : Oficina de Produção de Conhecimento. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 2, n. 2, 2021. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p163-174. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1455. Acesso em: 23 dez. 2024.