O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO MUNICÍPIO DE MONGAGUÁ, SP

LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Edmar Lucas Ferreira Sehnem
  • Angela Maria Martins

DOI:

https://doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p108-117

Palavras-chave:

políticas públicas educacionais, implementação de políticas públicas, ensino remoto

Resumo

O processo de implementação de políticas públicas educacionais em esferas municipais exige reflexão sobre os inúmeros elementos que influenciam tal movimento de modo a garantir a qualidade da educação. O ano de 2020, em decorrência da pandemia de COVID-19 e consequente crise sanitária, foi acometido por fatores intervenientes de toda ordem, o que causou a necessidade iminente da implementação do ensino remoto a fim de preservar a saúde de alunos e suas famílias. As redes de ensino depararam-se com a urgência em adotar ações e estratégias que primassem por mitigar os impactos da pandamia na educação considerando seus contextos sociais, políticos e culturais conforme apontam estudos recém divulgados. Nessa direção, este artigo tem o propósito de analisar e discutir as ações e estratégias adotadas por escolas municipais na cidade de Mongaguá, localizada na baixada santista do Estado de São Paulo, a partir das orientações recebidas pelo Departamento de Educação Municipal (DEM).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, 2020.

LIMA, N. Diretores escolares: burocratas de nível de rua ou médio escalão? Revista Contemporânea De Educação, v. 14, n.31, set/dez 2019, p. 84-103.

LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

MARANGONI, R. O trabalho do diretor de escola: análise a partir de uma perspectiva histórica. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, n. 19, 2020.

MONGAGUÁ. Lei Complementar nº 16, de 07 de outubro de 2011. Dispõe sobre o Plano de Carreira a Remuneração do Magistério Público Municipal de Mongaguá, Reorganiza o Quadro de Pessoal do Magistério Público Municipal e dá outras providências. Mongaguá, 2011.

MONGAGUÁ. Decreto Nº 7092, de 16 de Março de 2020. Dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID-19 (novo Coronavírus), e dá outras providências. Mongaguá, 2020.

MONGAGUÁ. Decreto Nº 7093, de 19 de Março de 2020. Declara situação de emergência e prevenção a saúde pública no Município de Mongaguá e dá outras providências. Mongaguá, 2020.

MONGAGUÁ. Decreto Nº 7094, de 23 de Março de 2020. Declara estado de calamidade pública e adoção de novas medidas restritivas e de contenção a disseminação de contágio do COVID-19 (novo Coronavírus), e dá outras providências. Mongaguá, 2020.

MONGAGUÁ. Decreto Nº 7099, de 30 de Março de 2020. Dispõe sobre as medidas trabalhistas a serem adotadas pala Administração Pública Municipal, direta ou indireta, para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (covid-19), e dá outras providências. Mongaguá, 2020.

MONGAGUÁ. Decreto Nº 7100, de 31 de Março de 2020. Dispõe sobre a suspensão dos contratos de prestação de serviços, e dá outras providências correlatas. Mongaguá, 2020.

MONGAGUÁ. Decreto Nº 7104, de 03 de Abril de 2020. Dispõe sobre a necessidade inadiável de atendimento aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Mongaguá, para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID-19 (novo Coronavírus), e dá outras providências. Mongaguá, 2020.

MONGAGUÁ. Decreto Nº 7114, de 15 de Abril de 2020. Adota Medidas Adicionais aos: Decreto 7092 de 16 de Março de 2020, 7093 de 19 de Março de 2020, 7094 de 23 de Março de 2020, e dá outras providências. Mongaguá, 2020.

MONGAGUÁ. Decreto Nº 7185, de 08 de Setembro de 2020. Dispõe sobre as atividades presenciais nas escolas municipais de Mongaguá e estabelece normas excepcionais de retorno gradativo a serem adotadas pelas escolas estaduais e privadas no âmbito do Município de Mongaguá e dá outras providências. Mongaguá, 2020.

SÃO PAULO. Decreto nº 64.864, de 16 de Março de 2020. Dispõe sobre a adoção de medidas adicionais, de caráter temporário e emergencial, de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus), e dá providências correlatas. São Paulo, 2020.

UFMG, Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG). Relatório Técnico: Trabalho docente em tempos de pandemia. Minas Gerais, 2020. Disponível em: https://bit.ly/38K209a. Acesso em 30 nov. 2020.

UFSCAR, Universidade Federal de São Carlos - PPGEd-So - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba. Relatório de pesquisa: Condições e dinâmica cotidiana e educativa na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba/SP) durante o afastamento social provocado pelo coronavírus. Sorocaba, maio de 2020. Disponível em: https://bit.ly/3n0N5wb. Acesso em 30 nov. 2020.

USCS, Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Relatório de pesquisa: Políticas e Estratégias dos Sistemas Municipais de Ensino do ABC Paulista durante a pandemia de Covid-19. São Caetano do Sul, 2020. Disponível em: https://tabsoft.co/3o5jhjp. Acesso em 30 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2021-02-24

Como Citar

SEHNEM, E. L. F.; MARTINS, A. M. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO MUNICÍPIO DE MONGAGUÁ, SP: LIMITES E POSSIBILIDADES. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 2, p. 108–117, 2021. DOI: 10.19141/docentdiscunt.v1.n2.p108-117. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1359. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos