O conceito de perfeição bíblica no antigo e novo testamentos
PDF

Palavras-chave

Perfeição
Perfeccionismo
Bíblia
Ethos.

Como Citar

SIQUEIRA, P. O conceito de perfeição bíblica no antigo e novo testamentos. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 2, p. 199, 2009. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/197. Acesso em: 26 jul. 2025.

Resumo

O termo perfeição na Bíblia é tratado de maneira diferente daquilo que a mente
ocidental, grandemente influenciada pela filosofia grega, geralmente concebe. Por meio deste estudo, focado no Antigo e no Novo Testamentos verificaremos como a perfeição bíblica deve ser entendida e se é possível alcança-lá.

PDF

Referências

Buttrick, George Artur, Ed. Interpreter´s Dictionary of The Bible, New York, Nashville: Abinton Press, 1962, V.3.

Davies, W. D. The Sermon on the Mount. New York: Cambridge University Press, 1966

Douglass, Herbert, E., ed. Perfection: The Impossible Possibility, Neshville, Tennessee: Southern Publishing Assocoation , 1975

Eichrodt,Whalter. Theology Of The Old Testament. Philadelphia: TheThe Westminster Presss, 1961, V. 1.

La Rondelle, Hans K. Perfection and Perfectionism: A Dogmatic-Ethical Study of Biblical Perfection and Phenomenal Perfectionism. Berrien Springs, Michigan: Andrews University Press, 1975.

Payne, Barton.J. Theology of the Older Testament, Michigan, Grand Rapdis: Zodervan Publishing House, 1962.

Terrien, Samuel. The Psalms:Strophic Structure and Theological Commentary. Grand Rapids, Michigan: William B. Eerdmans Publishing Company, 2003

Windish, Hans. The Meaning of The Sermon on the Mount. Philadelphia: Westminster Press, 1951.

Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:

  1. Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
  2. Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
  3. Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
  4. Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
  5. As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
  6. É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
  7. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
  8. Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
  9. Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
  10. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
  11. A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
  12. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).

Downloads

Não há dados estatísticos.