A lei abolida na cruz: análise de gálatas 3:24, 25

Autores

  • Djack Douglas Stuart
  • Rodrigo Fritoli
  • Sidnei Constante

Palavras-chave:

teologia de Paulo, lei moral, lei cerimonial, condenação, cruz.

Resumo

O presente estudo se propõe a fazer uma exegese do texto de Gálatas 3:24,25. Esse é um dos trechos mais utilizados no meio evangélico para sustentar a idéia de que hoje não há mais a necessidade de se guardar a lei, uma vez que Paulo parece dizer que a lei teve seu fim com a vinda de Cristo. Em resposta a essa interpretação, muitos adventistas afirmam que a lei mencionada por Paulo no referido texto é a cerimonial, cujo cumprimento se deu com a morte de Cristo na cruz. Dessa forma, tentam resguardar os dez mandamentos de qualquer acusação. A conclusão que essa pesquisa apresenta é de que a lei a qual Paulo se refere neste texto inclui os dez mandamentos, em sua função condenatória. Contudo, a lei moral não terminou na cruz, como pretende a maioria evangélica, pelo contrário, permanece ainda hoje, visto que traz os princípios eternos da Lei de Deus. Logo, seu papel condenatório findou no Gólgota, quando foi pago legalmente o preço que os pecados da humanidade requeriam. Tendo Cristo morrido, não havia mais razão para condenação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barbaglio, Giuseppe. As Cartas de Paulo, II. São Paulo: Loiola, 1991.

Buckland, A. R. Dicionário Bíblico Universal. 2ª edição. Traduzido por Joaquim dos Santos Figueiredo. Rio de Janeiro: Livros Evangélicos, 1957.

Coenen, Lothar e Colin Brown. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. 2ª edição. Traduzido por

Gordon Chown. 2 vols. São Paulo: Vida Nova, 2000.

Erdman, Charles R. Comentário à Epistola de São Paulo aos Gálatas. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, s/d.

F, Clifton Allen. Comentário bíblico Broadman: Novo testamento. 2ª edição. Traduzido por Adiel Almeida de Oliveira. Rio de Janeiro: JUERP, 1988.

Gaebelein, Frank E. The Expositor’s Bible Commentary. Zondervan: Publishing House, 2000.

Geisler, Norman e Thomas Howe. Manuel Popular de Dúvidas, enigmas e “contradições” da Bíblia. Traduzido por Milton Azevedo Andrade. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

Guthrie, Donald. Gálatas: Introdução e Comentário. Série Cultura Bíblica. São Paulo: Mundo Cristão, 1988.

Henry, Matthew. Comentario Exegético-Devocional a Toda La Biblia de II Corintíos à Hebreus. Traduzido por Francisco Lacueva. Barcelona: CLIE, 1989.

Kidner, Derek. Gênesis introdução e comentário. São Paulo: Edições Vida Nova, 1991.

Nichol, F. D. Comentário bíblico Adventista Del Séptimo Dia. 6 vols. Boise, ID: Pacific Press publishing Association, 1987.

_________. Introdução às Epístolas. São Paulo: SALT, 1984.

Pohl, Adolf . Carta aos Gálatas. Curitiba, Paraná: Editora Evangélica Esperança, 1999.

Stott, John R. W. A Mensagem de Gálatas: Somente um Caminho. São Paulo: ABU, 2003.

Stuhlmacher, Peter. Lei e Graça em Paulo: uma reafirmação da doutrina da justificação. São Paulo: Vida Nova, 2002.

Virkler, Henry A. Hermenêutica Avançada. São Paulo: Editora Vida, 2001.

Stuhlmacher, Peter. Lei e Graça em Paulo: uma reafirmação da doutrina da justificação. Traduzido por Lucy Yamakami. São Paulo: Vida Nova, 2002.

Virkler, Henry A. Hermenêutica Avançada. Traduzido por Luiz Aparecido Caruso. São Paulo: Editora Vida, 2001.

White, Ellen G. Mensagens Escolhidas. 2ª edição. Traduzido por Isolina A. Waldvogel. 3 vols. Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1985.

_________. Patriarcas e Profetas. 6ª edição. Traduzido por Isolina A. Waldvogel. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1998.

Downloads

Publicado

2005-11-16

Como Citar

STUART, D. D.; FRITOLI, R.; CONSTANTE, S. A lei abolida na cruz: análise de gálatas 3:24, 25. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 1, n. 2, p. 71, 2005. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/334. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalho de Conclusão de Curso