O pensamento da educação adventista em relação aos artigos xix e xxvi da declaração universal dos direitos humanos
Palavras-chave:
Educação Adventista, Direitos Humanos.Resumo
Esta pesquisa analisa brevemente a prática educacional adventista referente aos artigos XIX e XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos.Downloads
Referências
ARZABE, Patrícia Helena Massa e GRACIANO, Potyguara Gildoassu. “A Declaração Universal dos Direitos Humanos – 50 Anos”. Em SÃO PAULO (ESTADO). PROCURADORIA GERAL DO ESTADO. GRUPO DE TRABALHO DE DIREITOS HUMANOS. Direitos Humanos: Construção da Liberdade e da Igualdade. São Paulo: Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado, 1998.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BORGES, Michelson. A Chegada do Adventismo ao Brasil. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001.
DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de Papel. 20ª ed. São Paulo: Ática, 2004.
WHITE, Ellen G. Medicina e Salvação. 2a ed. Tradução de Almir A. Fonseca e Luiz Carlos Trezza. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1991.
________. Mensagens aos Jovens. 8a ed. Tradução de Isolina A. Waldvogel e Luiz Waldvogel. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1994.
________. Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes. 5a ed. Tradução de Isolina A. Waldvogel. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2000.
________. Educação. 9a ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2003.
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos Humanos Fundamentais. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
GROSS, Renato. Colégio Internacional de Curitiba: Uma História de Fé e Pioneirismo. Rio de Janeiro: Collins, 1996.
MACHADO, Nilson José. Ensaios Transversais: Cidadania e Educação. São Paulo: Escrituras, 1997.
OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro de., org. Fé e Política: Fundamentos. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2004.
SUÁREZ, Adolfo Semo. A Influência da Educação Escolar Adventista na Identidade e na Fé de Adolescentes. Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião. Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2005.
YUS, Rafael. Educação Integral: Uma Educação Holística Para o Século XXI. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
- Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
- Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
- Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
- Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
- As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
- A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).