Bancos vazios: uma pesquisa sobre as razões da baixa freqüência aos cultos dominicais adventistas
Palavras-chave:
cultos dominicais, evangelismo, freqüência, membros, fatores promocionais.Resumo
Esse estudo tem o objetivo de identificar as causas da baixa freqüência dos membros aos cultos de domingo à noite nas igrejas adventistas da região central do Estado de São Paulo. Tendo em vista que o domingo é um dia em que a maioria das pessoas não trabalha e nem estuda, esta pesquisa procura saber se esses fatores são de natureza geográfica, social, pastoral, financeira, espiritual, litúrgica ou de outra não especificada. O resultado dessa pesquisa aponta para seis razões principais da ausência de membros aos cultos dominicais adventistas, à saber: (1) programação pobre e sem conteúdo apresentada por pastores e líderes; (2) falta de envolvimento da igreja local com a comunidade; (3) desinteresse dos membros pelas atividades espirituais; (4) problemas na comunhão do crente com Deus; (5) falta de visão missionária da liderança e (6) o apego dos membros às programações da televisão brasileira. Ao final desse estudo são sugeridas também algumas estratégias para que o pastor reverta esse quadro.
Downloads
Referências
Basden, Paul. Estilo de Louvor, 1ª ed. São Paulo, SP, Editora Mundo Cristão, 2000.
Christianini, Armando. Subtilezas do Erro, Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1965.
Haynes, Carley. Do Sábado Para o Domingo ,Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1976.
Hirle, Cláudio. “Culto para Deus ou Para Nós?”. Revista Adventista, Agosto de 2003.
Küem, Alfredo. El Culto em la Bíblia y en la História – Vol..5. Barcelona: Editora Clie, 1994
Jones, Brian. “Quem Necessita Ir à Igreja Revista”. Revista Adventista. 1991.
Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Trad. Naor G. Conrado. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2002.
Plenc, Daniel Oscar. “A Igreja que Cresce”. Revista Ministério, nov. e dez., 2003.
Rosa, Walmir Arantes da. “Análise Comparativa da Substituição dos Cultos Evangelísticos Por Reuniões nos Pequenos Grupos”, Unasp, 2003
Timm, Alberto Ronald. “Porque Algumas de Nossas Igrejas Param de Crescer”. Revista Adventista, julho de 1984.
Veloso, Mario. “Modulo Semanal”, Revista Adventista, dez. de1982.
White, Ellen G.. Evangelismo. 2ª ed. Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira. 1978.
________. Mensagens Escolhidas. 2ª ed., Vol. 3, Tatuí, Casa Publicadora Brasileira. 1987.
________. Testemunhos Seletos. 5ª ed., Vol. 3, Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira. 1985.
________. Mensagens Escolhidas. 2ª ed., Vol. 1, Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira. 1988.
________ Vida e Ensinos. 8ª ed Tatuí, Casa Publicadora Brasileira. 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
- Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
- Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
- Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
- Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
- As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
- A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).