Resumo
O presente trabalho discorre sobre os termos centrais do marketing e sua aplicação na igreja. Procura tratar quais as implicações do uso destes conceitos na igreja. Trata a respeito do que é marketing, seus principais conceitos, sua aplicação e os benefícios e riscos decorrentes do uso do mesmo. Neste trabalho verificou-se que o objetivo central do marketing é a satisfação das necessidades e para isso suas ferramentas são utilizadas.
Referências
KOTLER, Philip et al. Princípios de marketing. 9 ed. São Paulo/SP: Prentice Hall, 2003.
DAVIDOFF, Linda L. Introdução a psicologia. 3 ed. São Paulo/SP: Pearson Education do Brasil, 2004
KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo/SP: Atlas S.A, 1998.
LASS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos e exercícios. 6 ed. São Paulo/SP: Atlas S.A, 2004.
COBRA, MARCOS.Marketing básico. 4 ed. São Paulo/SP: Atlas S.A.
KOTLER, Philip. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo/SP: Atlas S.A, 1994.
BARNA, George.O marketing a serviço da igreja. 2 ed. São Paulo/SP: Abba Press, 2000.
PRIDE,William M et al. Marketing: conceitos e estratégias. Rio de Janeiro/RJ: LTC editora: livros técnicos e científicos S.A
BLISS, Perry. Administração de marketing e o comportamento no meio ambiente. 1ed. São Paulo/SP: Atlas, 1978.
PIAZZA, Adilson. Usando marketing para fazer sua igreja crescer. 1 ed. Belo Horizonte/MG: Atos, 2000.
WEBSTER, Douglas D. Selling Jesus: Wat’s whorng whith marketing the church. Dowers Grove/ Illenous: Intervarsity Press, 1992.
DAY, Dan. A guide to marketing Adventism. Boise/Idaho: Pacific Press, 1990.
CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, templo e Mercado: uma analise da organização, rituais, marketing e eficácia comunicativa de um empreendimento neo Pentecostal- Igreja Universal do Reino de Deus. São Bernardo do Campo/SP: Instituto Metodista de ensino superior, 1996
JANEKIAN, Marcelo. Marketing e religião: o papel do marketing na origem, expansão e consolidação da igreja Apostólica Renascer em Cristo. São Bernardo do Campo/SP Universidade Metodista de São Paulo, 2000.
WAGNER, E. Glenn et al. Igreja S/A: dando adeus a igreja-empresa e recuperando o sentido da igreja rebanho. São Paulo/SP: Editora Vida, 2003.
Declaro (amos) que a revista Kerygma está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação deste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Kerygma está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, PERMITO (PERMITIMOS) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao (s) autor (es) pela criação original.