Uma breve análise dos conceitos centrais do marketing e sua aplicação na igreja
Palavras-chave:
marketing, igreja, necessidades, desejos, demanda, produto.Resumo
O presente trabalho discorre sobre os termos centrais do marketing e sua aplicação na igreja. Procura tratar quais as implicações do uso destes conceitos na igreja. Trata a respeito do que é marketing, seus principais conceitos, sua aplicação e os benefícios e riscos decorrentes do uso do mesmo. Neste trabalho verificou-se que o objetivo central do marketing é a satisfação das necessidades e para isso suas ferramentas são utilizadas.
Downloads
Referências
KOTLER, Philip et al. Princípios de marketing. 9 ed. São Paulo/SP: Prentice Hall, 2003.
DAVIDOFF, Linda L. Introdução a psicologia. 3 ed. São Paulo/SP: Pearson Education do Brasil, 2004
KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo/SP: Atlas S.A, 1998.
LASS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos e exercícios. 6 ed. São Paulo/SP: Atlas S.A, 2004.
COBRA, MARCOS.Marketing básico. 4 ed. São Paulo/SP: Atlas S.A.
KOTLER, Philip. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo/SP: Atlas S.A, 1994.
BARNA, George.O marketing a serviço da igreja. 2 ed. São Paulo/SP: Abba Press, 2000.
PRIDE,William M et al. Marketing: conceitos e estratégias. Rio de Janeiro/RJ: LTC editora: livros técnicos e científicos S.A
BLISS, Perry. Administração de marketing e o comportamento no meio ambiente. 1ed. São Paulo/SP: Atlas, 1978.
PIAZZA, Adilson. Usando marketing para fazer sua igreja crescer. 1 ed. Belo Horizonte/MG: Atos, 2000.
WEBSTER, Douglas D. Selling Jesus: Wat’s whorng whith marketing the church. Dowers Grove/ Illenous: Intervarsity Press, 1992.
DAY, Dan. A guide to marketing Adventism. Boise/Idaho: Pacific Press, 1990.
CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, templo e Mercado: uma analise da organização, rituais, marketing e eficácia comunicativa de um empreendimento neo Pentecostal- Igreja Universal do Reino de Deus. São Bernardo do Campo/SP: Instituto Metodista de ensino superior, 1996
JANEKIAN, Marcelo. Marketing e religião: o papel do marketing na origem, expansão e consolidação da igreja Apostólica Renascer em Cristo. São Bernardo do Campo/SP Universidade Metodista de São Paulo, 2000.
WAGNER, E. Glenn et al. Igreja S/A: dando adeus a igreja-empresa e recuperando o sentido da igreja rebanho. São Paulo/SP: Editora Vida, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma. Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados. As pessoas autoras também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário. Autores(as) que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
Termo 1: Os(as) autores(as) concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termo 2: Os(as) autores(as) têm a autorização para assumir contratos adicionais para a distribuição não exclusiva de seu trabalho, conforme publicado na revista (por exemplo: repositório institucional, capítulo de livro etc.). Contudo, ele deve reconhecer a autoria e a publicação inicial do trabalho à Kerygma.
Termo 3: Os(as) autores(as) concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores. Ela também pode distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
A revista Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.