Formação na escola de gestores: percepções de diretores e suas práticas escolares
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v4.n1.pe01541Palabras clave:
Escola de Gestores, Formação continuada, Gestão Escolar, Diretor escolar, Training at the School of Managers, Perceptions of principals and their school practicesResumen
Este artigo apresenta parte dos resultados obtidos por uma tese de doutorado. O objetivo deste estudo é analisar as percepções dos diretores escolares sobre o curso de especialização em Gestão Escolar, do Programa Escola de Gestores (MEC) e suas implicações na prática escolar. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com orientações de estudos bibliográficos, que se relacionaram às orientações teóricas associadas às interpretações empíricas obtidas por meio da utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas aplicados aos diretores das escolas. Os resultados comprovaram que a formação continuada oferece aos sujeitos da pesquisa aporte teórico e prático para atuação na gestão escolar. Em conclusão, os diretores têm a percepção de que a gestão democrática é uma das ações propulsoras para a efetivação de sua prática com ênfase no Projeto Político-Pedagógico e no fortalecimento da atuação na gestão da escola.
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Citas
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Nota
Trabalho de pesquisa de doutorado financiado pela CAPES.
² O PNEGEB integra um conjunto de ações e estabelece diretrizes e orientações a partir do oferecimento de Projetos de Cursos formativos inicial e continuada de professores (aperfeiçoamento e especialização) em exercício nas escolas públicas. Reconhece-se a centralidade da formação destes profissionais para o avanço da qualidade do ensino e fortalecimento da gestão democrática da educação pública. Sobre o perfil do profissional que se deseja formar, sugerimos o acesso a maiores informações no site do MEC.
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