The role of the school counselor within the leadership team
Keywords:
School counseling, Pedagogical coordination, School management, Practice, EducationAbstract
The school leadership team consists of different professionals that, together, aim for the best development of learners and teachers that belong to the school community. In this team, the role of the principal is very clear, he who is responsible to orchestrate and lead the pedagogical and administrative work in the institution. However, most of the times, the roles of the school counselor and the pedagogical coordinator are found in a gray zone, where the non-specification of each one`s functions prevents each professional from performing his/her work in a more appropriate way. Thus, the objective of this research was to list the expectations of the school counselor and pedagogical coordinator jobs in order not to overload any one of them, making sure that the coordinator can act on the educators long life learning and the curriculum follow-up, and that the school counselor can focus on the individual and group needs of the students related to their social skills development, as well as the families welcoming. Through systematic revision, we raised the assignment of each professional and we observed that it allows more effective work by the school leadership team and, consequently, better evolution of the strategic plans in a school on behalf of the progress of the students.
Downloads
References
Aguiar, M.C.C; Lins, J.B. 2016. Identidade profissional de coordenadores pedagógicos: O olhar dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Revista Cocar 10 (19).
Brasil. 1942. Decreto Lei n. 4073, de 30 de janeiro de 1942. Dispõe sobre a lei que estabelece as bases de organização e de regime do ensino industrial. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 09 de fevereiro. 1942. Seção 1, p. 1997.
Brasil. 1968. Decreto Lei n. 5654, de 21 de dezembro de 1968. Provê sobre o exercício da profissão de orientador educacional. Diário Oficial da União, Brasília, 24 de dezembro. 1968. Seção 1, p. 11113.
Brasil. 1971. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de agosto. 1971. Seção 1, p. 6377.
Brasil. 1973. Decreto n. 72846, de 26 de setembro de 1973. Regulamentada a Lei n. 5564, de 21 de dezembro de 1968, que provê sobre o exercício da profissão de orientador educacional. Diário Oficial da União, Brasília, 27 de setembro. 1973. Seção 1, p. 9746.
Brasil. 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro. 1996.
Brasil. 2005. Projeto de resolução n. 4, de 13 de setembro de 2005. Altera a resolução CNE/CP n. 1/2002, que institui diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de outubro. 2005.
Brasil. 2006. Resolução n.1, de 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio. 2006.
Bugone, A.C; Dalabetha, A; Bagnara, I.C. 2016. O orientador educacional e seus desafios no contexto escolar. Revista de Educação do IDEAU 11 (23): 1 – 15
David, R.S. 2017. A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual. Revista Labor 01 (17): 143 – 157
David, R.S. 2017. O orientador escolar e a escola: A criação de espaços de participação social e exercício da cidadania. Revista Labor 01 (18): 104 - 117.
Delgado, A. 2018. Orientación escolar en el marco de la convivencia escolar, una mirada desde las representaciones sociales. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 2 (2), 100-112.
Garcia, R.P.M.; Silva, C.N. 2017. Atuação profissional do coordenador pedagógico e as implicações no ensino e na aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional 21 (3): 1405 – 1422
Lück, H. 2006. Gestão educacional: Uma questão paradigmática. 1ed., Ed. Vozes, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Journal of Docent Discunt
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.