Intervenção em funções executivas para adolescentes em contexto familiar: uma revisão sistemática

Autores

  • Fábio Leandro Santos Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - fcmsantacasasp, São Paulo, (Brasil)
  • Camila Barbosa Riccardi Leon Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - fcmsantacasasp, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01662

Palavras-chave:

Adolescência, Pais, Função executiva, Ensino médio, Treinamento parental

Resumo

Objetivo: Investigar a eficácia de intervenções voltadas para o aprimoramento das funções executivas (FEs) entre adolescentes no contexto familiar, uma área pouco explorada na literatura existente.

Métodos: O estudo realizou uma revisão sistemática da literatura publicada de 2009 a 2020, utilizando bases de dados como PUBMED, SciELO e ERIC. Palavras-chave relacionadas a funções executivas, adolescentes e treinamento parental foram utilizadas para filtrar estudos relevantes.

Resultados: Dos 4.668 estudos inicialmente encontrados, 18 foram selecionados para revisão detalhada, embora nenhum tenha atendido completamente aos critérios de inclusão. Os estudos revisados eram observacionais, focados em avaliar as FEs dos adolescentes em relação ao comportamento dos pais, ao ambiente doméstico e à genética, em vez de intervenções diretas.

Conclusão: Existe uma lacuna notável em estudos experimentais que abordem o envolvimento dos pais no desenvolvimento das FEs em adolescentes. A revisão destaca a necessidade de pesquisas futuras para fornecer aos pais o conhecimento e as ferramentas necessárias para apoiar o desenvolvimento das FEs de seus filhos.

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Biografia do Autor

Fábio Leandro Santos, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - fcmsantacasasp, São Paulo, (Brasil)

Licenciado em Biologia, especialista em morfofisiologia humana e em Neurociência aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - fcmsantacasasp, São Paulo, (Brasil)

Camila Barbosa Riccardi Leon, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - fcmsantacasasp, São Paulo, (Brasil)

Pedagoga, Mestre e Doutora em distúrbios do desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - M, São Paulo, (Brasil). Docente no curso de Neurociência aplicada à Educação, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - fcmsantacasasp, São Paulo.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

SANTOS, F. L.; LEON, C. B. R. Intervenção em funções executivas para adolescentes em contexto familiar: uma revisão sistemática. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01662, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01662. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1662. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos