Estudo sobre a autoavaliação de competências em docentes universitários da rede de educação adventista
DOI:
https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01649Palavras-chave:
Docentes universitários, Andragogia, Competências AndragógicasResumo
Objetivo: O objetivo da pesquisa é avaliar o nível de desempenho que docentes universitários da Rede de Educação Adventista de Ensino Superior Brasileira atribuem a si mesmo nas competências para a educação de adultos, desde uma perspectiva andragógica. Entende-se, portanto, que o papel do docente em contextos universitários difere do ensino básico exigindo competências e habilidades distintas da atuação na educação infantil. Justifica-se que, embora a prática da educação de adultos seja uma preocupação antiga, pesquisas nessa temática são relativamente recentes.
Métodos: A metodologia utilizou-se da amostragem não probabilística por conveniência em docentes do Ensino Superior da Rede de Educação Adventista, o instrumento de coleta de dados foi composto por duas partes: dados de caracterização da população e a escala de classificação autodiagnostica de competências para o papel do educador adulto.
Resultados: Na literatura brasileira há poucos estudos que abordam competências de professores para trabalhar com educação de adultos, não havendo estudos que mensuram tais competências em professores que atuam em universidades na perspectiva andragógica no contexto da Educação Adventista Superior Brasileira. Os resultados indicaram que os participantes deste estudo, de acordo com suas respostas, estão no nível desejado de suas habilidades e competências andragógicas.
Conclusão: Conclui-se que o perfil levantado pelos docentes indica uma educação adventista que visa atender às necessidades gerais de aprendizagens, formando alunos pensantes e criativos, incentivando a transformação de conhecimentos e atitudes, a partir de soluções de problemas relacionados ao cotidiano dos educandos.
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Referências
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