Estudo sobre a autoavaliação de competências em docentes universitários da rede de educação adventista

Autores

  • Hellen Mercês Silva Soares Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste - UNIAENE, Bahia, (Brasil)
  • Ana Flávia Soares Conceição Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste – UNIAENE, Bahia, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01649

Palavras-chave:

Docentes universitários, Andragogia, Competências Andragógicas

Resumo

Objetivo: O objetivo da pesquisa é avaliar o nível de desempenho que docentes universitários da Rede de Educação Adventista de Ensino Superior Brasileira atribuem a si mesmo nas competências para a educação de adultos, desde uma perspectiva andragógica. Entende-se, portanto, que o papel do docente em contextos universitários difere do ensino básico exigindo competências e habilidades distintas da atuação na educação infantil. Justifica-se que, embora a prática da educação de adultos seja uma preocupação antiga, pesquisas nessa temática são relativamente recentes. 

Métodos: A metodologia utilizou-se da amostragem não probabilística por conveniência em docentes do Ensino Superior da Rede de Educação Adventista, o instrumento de coleta de dados foi composto por duas partes: dados de caracterização da população e a escala de classificação autodiagnostica de competências para o papel do educador adulto.

Resultados: Na literatura brasileira há poucos estudos que abordam competências de professores para trabalhar com educação de adultos, não havendo estudos que mensuram tais competências em professores que atuam em universidades na perspectiva andragógica no contexto da Educação Adventista Superior Brasileira. Os resultados indicaram que os participantes deste estudo, de acordo com suas respostas, estão no nível desejado de suas habilidades e competências andragógicas. 

Conclusão: Conclui-se que o perfil levantado pelos docentes indica uma educação adventista que visa atender às necessidades gerais de aprendizagens, formando alunos pensantes e criativos, incentivando a transformação de conhecimentos e atitudes, a partir de soluções de problemas relacionados ao cotidiano dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Mercês Silva Soares, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste - UNIAENE, Bahia, (Brasil)

Psicóloga Educacional. Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste - UNIAENE, Bahia.

Ana Flávia Soares Conceição, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste – UNIAENE, Bahia, (Brasil)

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (POSPSI - UFBA) na linha de Psicologia do Desenvolvimento. Docente pelo Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste – UNIAENE, Bahia, (Brasil). Professora da graduação e orientadora técnica do curso de pós-graduação lato sensu em neuropsicologia da Faculdade Adventista da Bahia - FADBA, Bahia.

Referências

BARROS, Rosanna. Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou o dialógico como essência da mediação sociopedagógica. Educ. Pesq., São Paulo, v.44, e173244, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/TdjFHK3NrJdKQ5SrzZbBwjF/>

BECK, Caio. A origem do termo Andragogia. Andragogia Brasil. 2018. Disponível em: <https://www.andragogiabrasil.com.br/a-origem-do-termo-andragogia>. Acesso em: 18 de março de 2018.

DRAGANOV, Patrícia B. Avaliação das competências andragógicas dos enfermeiros docentes de cursos de graduação em enfermagem do município de São Paulo. Tese (Mestre em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011. Disponível em:

<https://repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/21773/Tese12967.pdf?sequence=1&isAllowed=y>

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MUNHOZ, Juliana Neri. A educação adventista por Ellen White. Relegens Thréskeia: estudos e pesquisa em religião. v. 02, n. 01, 2013. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/relegens/article/download/32680/20749 >

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

SILVA SOARES, H. M.; SOARES CONCEIÇÃO, A. F. Estudo sobre a autoavaliação de competências em docentes universitários da rede de educação adventista. Docent Discunt, Engenheiro coelho (SP), v. 5, n. 00, p. e01649, 2024. DOI: 10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v5.n00.pe01649. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/rdd/article/view/1649. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos