O papel do orientador educacional na equipe de liderança escolar
Palavras-chave:
Orientação educacional, Coordenação pedagógica, Gestão escolar, Atuação, EducaçãoResumo
A equipe de liderança de uma escola é formada por diferentes profissionais que juntos buscam pelo melhor desenvolvimento dos estudantes e de toda a comunidade de professores que dela fazem parte. Nessa equipe, fica clara a função do diretor no papel de gestor escolar, responsável por orquestrar e liderar todo o trabalho pedagógico e administrativo da instituição. No entanto, na maioria das vezes os papéis do orientador educacional e do coordenador pedagógico se encontram em uma área cinzenta, na qual a não especificação de suas funções impede que cada um realize seu trabalho de forma mais adequada. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi elencar as expectativas dos papéis do orientador educacional e do coordenador pedagógico, para que nenhum dos profissionais se sinta sobrecarregado na rotina escolar, garantindo que o coordenador possa atuar diretamente nas demandas de formação dos educadores e acompanhamento do currículo e, que o orientador atue nas necessidades individuais e coletivas dos estudantes voltadas ao desenvolvimento de suas habilidades emocionais, assim como o atendimento às famílias. Através da revisão sistemática, levantamos as atribuições de cada cargo e observamos que isso permite um trabalho mais efetivo da equipe de liderança e consequentemente, melhor evolução dos planos estratégicos da escola em prol do progresso dos alunos.
Downloads
Referências
Aguiar, M.C.C; Lins, J.B. 2016. Identidade profissional de coordenadores pedagógicos: O olhar dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Revista Cocar 10 (19).
Brasil. 1942. Decreto Lei n. 4073, de 30 de janeiro de 1942. Dispõe sobre a lei que estabelece as bases de organização e de regime do ensino industrial. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 09 de fevereiro. 1942. Seção 1, p. 1997.
Brasil. 1968. Decreto Lei n. 5654, de 21 de dezembro de 1968. Provê sobre o exercício da profissão de orientador educacional. Diário Oficial da União, Brasília, 24 de dezembro. 1968. Seção 1, p. 11113.
Brasil. 1971. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de agosto. 1971. Seção 1, p. 6377.
Brasil. 1973. Decreto n. 72846, de 26 de setembro de 1973. Regulamentada a Lei n. 5564, de 21 de dezembro de 1968, que provê sobre o exercício da profissão de orientador educacional. Diário Oficial da União, Brasília, 27 de setembro. 1973. Seção 1, p. 9746.
Brasil. 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro. 1996.
Brasil. 2005. Projeto de resolução n. 4, de 13 de setembro de 2005. Altera a resolução CNE/CP n. 1/2002, que institui diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de outubro. 2005.
Brasil. 2006. Resolução n.1, de 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio. 2006.
Bugone, A.C; Dalabetha, A; Bagnara, I.C. 2016. O orientador educacional e seus desafios no contexto escolar. Revista de Educação do IDEAU 11 (23): 1 – 15
David, R.S. 2017. A construção da identidade do coordenador pedagógico e seu perfil profissional no contexto atual. Revista Labor 01 (17): 143 – 157
David, R.S. 2017. O orientador escolar e a escola: A criação de espaços de participação social e exercício da cidadania. Revista Labor 01 (18): 104 - 117.
Delgado, A. 2018. Orientación escolar en el marco de la convivencia escolar, una mirada desde las representaciones sociales. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 2 (2), 100-112.
Garcia, R.P.M.; Silva, C.N. 2017. Atuação profissional do coordenador pedagógico e as implicações no ensino e na aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional 21 (3): 1405 – 1422
Lück, H. 2006. Gestão educacional: Uma questão paradigmática. 1ed., Ed. Vozes, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Docent Discunt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Docent Discunt está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que a Revista Docent Discunt está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.