Resumo
El propósito general de este estudio es buscar la correspondencia tipológica en la vida y ministerio de Juan el Bautista que lo convierte en prefiguración tipológica de la vida y el ministerio profético ejercido por Elena G. de White. Con este objetivo, el estudio comienza analizando diversos elementos de la vida, obra y preparación del camino para la primera venida de Cristo a esta tierra, relatados por los evangelios concerniente al ministerio de Juan el Bautista. Y su correspondencia, en la vida, obra y preparación del camino para la segunda venida de Cristo a esta tierra, en el ministerio de Elena G. de White bosquejado en sus escritos.Palabras chaves: Juan el Batista; Elena G. de White; Tipología.
Resumo: O objetivo geral deste estudo é buscar a correspondência tipológica na vida e no ministério de João Batista, que o torna uma prefiguração tipológica da vida e do ministério profético exercido por Ellen White. Com esse objetivo, o estudo começa por analisar vários elementos da vida, obra e preparo do caminho para a primeira vinda de Cristo à Terra contada pelos Evangelhos a respeito do ministério de João Batista. E sua correspondência na vida, obra e preparo do caminho para a segunda vinda de Cristo à Terra, no ministério de Ellen G. White esboçou em seus escritos.
Palavras-chaves: João Batista; Ellen G. White; Tipologia.
Referências
DOUGLAS, J. D. (Ed.). Prophecy: the new international dictionary of the christian church. Grand Rapids: Zondervan Publishing House, 1974.
EICHRODT, W. Theology of the Old Testament. Philadelphia: The Westminster Press, 1961. v. 1.
FOUNTAIN, T. Claves de la interpretación bíblica. El Paso: Casa Bautista de Publicaciones, 1984.
FRIBERG, T.; FRIBERG B.; MILLER, N. F. Analytical lexicon of the greek new testament, Baker's Greek new testament library. Grand Rapids: Baker Books, 2000. v. 4.
GOPPELT, L. Typos. Grand Rapids: Eerdmans, 1982.
HASEL, G. F. Teologia do antigo e novo testamento: questões básicas no debate atual. São Paulo: Ed. Academia Cristã Ltda, 2012.
NICHOL, F. D. Comentario bíblico Adventista del Séptimo Día: Filipenses a apocalipsis. Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 1996. t. 7.
__________. The midnight cry. Michigan: Review and Herald Publishing Association, 1945.
RAD, G. V. Old Testament theology. 2. ed. Louisville: Westminster John Knox Press, 1962. v. 1.
__________.Old Testament theology. Edinburgh: Oliver and Boyd, 1965. vol. 2.
SWANSON, J. Dictionary of biblical languages with semantic domains: “Greek”. New Testament. Oak Harbor: Logos Research Systems, Inc., 1997.
WESTERMANN, C. Essays on Old Testament hermeneutics. Louisville: Westminster John Knox Press, 1963.
WHITE, E. G. Deseado de toda las gestes. Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 1984.
________. El colportor evangélico. 1. ed. Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 1995.
________. El conflicto de los siglos. Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 1999.
________. El hogar cristiano. Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 1995.
________. Joyas de los testimonios. 3. ed. Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 1987. v. 2.
________. Mensajes Selectos. 3. ed. Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 1967.
________. Palabras de vida del gran maestro. Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 1999.
________. Primeros escritos. California: Pacific Press Publishing Association, 1962.
________. Testimonios selectos. Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 1942. vol. 1.
________. Verdade sobre os anjos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1999.
ZODHIATES, S. The complete word study dictionary: New Testament. Chattanooga: AMG Publishers, 1993.
Declaro (amos) que a revista Kerygma está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação deste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Kerygma está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, PERMITO (PERMITIMOS) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao (s) autor (es) pela criação original.