Pedro Apolinário: influências que o levaram a docência em teologia
PDF

Palavras-chave

Pedro Apolinário
vocação
professor de teologia.

Como Citar

MALGUEIRA, A. F.; CAVALHEIRO, M. T. Pedro Apolinário: influências que o levaram a docência em teologia. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 3, n. 2, p. 88, 2007. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/258. Acesso em: 23 jul. 2025.

Resumo

Esse trabalho investigou as influências pessoais, filosóficas e circunstanciais que levaram Pedro Apolinário a se tornar professor de teologia. Para tanto analisamos as obras escritas por ele, biografias sobre o mesmo, bem como entrevistas com familiares, colegas e amigos do professor.

PDF

Referências

APOLINARIO, Wanda. Entrevista Concedida dia 28/03/2006 no condomínio Lagoa Bonita. Engenheiro Coelho – SP.

APOLINARIO, Pedro. Análise: Textos Bíblicos de Difícil Interpretação: IAE, SP, Setembro, 1980.

_____. Melhore Sua Linguagem: IAE, SP, 3º ed. Março, 1980.

_____. Apostila de Grego Para o Curso Teológico: IAE, SP.

_____. As Pretensiosas Testemunhas de Jeová: IAE, SP.

_____. As Testemunhas de Jeová e a Exegese: IAE, SP, 3º ed. Maio 1981.

_____. Leia e Compreenda Melhor a Bíblia: IAE, SP, Novembro, 1983.

_____. Explicação de Textos Difíceis da Bíblia: SALT, SP, 3º ed. 1984.

_____. As Testemunhas de Jeová e Sua Interpretação da Bíblia: IAE, SP, 4º ed. Outubro 1986.

_____. Seleção de Temas do Meu Arquivo: IAE, SP, 3º ed. Janeiro, 1987.

_____. História do Texto Bíblico: Critica Textual: IAE, SP.

_____. História do Texto Bíblico: SALT, SP, 1990.

_____. Grego Para Curso de Teologia: IAE, SP, 4º ed.

_____. Grego: IAE, SP.

FERREIRA, Nilson Silva. Vida e Obra do Professor Pedro Apolinário: monografia apresentada como requisito da matéria História do Adventismo, SALT, 1987.

GORSKI, Nevil. Entrevista Concedida dia 16/08/2006 no condomínio Lagoa Bonita. Engenheiro Coelho – SP.

LANZA, Laerte. A Educação Adventista no Brasil: Uma História de Aventuras e Milagres: UNASPRESS: Eng. Coelho – SP, 2004.

MICHAELIS. Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa: ed. Melhoramentos, São Paulo – SP, 1998.

OLIVEIRA, Dulcinéia de Souza. Vida e Ministério do Professor Pedro Apolinário: Monografia apresentada como requisito da matéria História do Adventismo SALT 1996.

SOUZA, Rejane Célia de. Uma Biografia Sobre o Professor Pedro Apolinário: Monografia apresentada como requisito da matéria História do Adventismo, SALT, 1997.

Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:

  1. Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
  2. Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
  3. Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
  4. Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
  5. As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
  6. É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
  7. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
  8. Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
  9. Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
  10. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
  11. A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
  12. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).

Downloads

Não há dados estatísticos.