Resumo
Esse trabalho investigou as influências pessoais, filosóficas e circunstanciais que levaram Pedro Apolinário a se tornar professor de teologia. Para tanto analisamos as obras escritas por ele, biografias sobre o mesmo, bem como entrevistas com familiares, colegas e amigos do professor.
Referências
APOLINARIO, Wanda. Entrevista Concedida dia 28/03/2006 no condomínio Lagoa Bonita. Engenheiro Coelho – SP.
APOLINARIO, Pedro. Análise: Textos Bíblicos de Difícil Interpretação: IAE, SP, Setembro, 1980.
_____. Melhore Sua Linguagem: IAE, SP, 3º ed. Março, 1980.
_____. Apostila de Grego Para o Curso Teológico: IAE, SP.
_____. As Pretensiosas Testemunhas de Jeová: IAE, SP.
_____. As Testemunhas de Jeová e a Exegese: IAE, SP, 3º ed. Maio 1981.
_____. Leia e Compreenda Melhor a Bíblia: IAE, SP, Novembro, 1983.
_____. Explicação de Textos Difíceis da Bíblia: SALT, SP, 3º ed. 1984.
_____. As Testemunhas de Jeová e Sua Interpretação da Bíblia: IAE, SP, 4º ed. Outubro 1986.
_____. Seleção de Temas do Meu Arquivo: IAE, SP, 3º ed. Janeiro, 1987.
_____. História do Texto Bíblico: Critica Textual: IAE, SP.
_____. História do Texto Bíblico: SALT, SP, 1990.
_____. Grego Para Curso de Teologia: IAE, SP, 4º ed.
_____. Grego: IAE, SP.
FERREIRA, Nilson Silva. Vida e Obra do Professor Pedro Apolinário: monografia apresentada como requisito da matéria História do Adventismo, SALT, 1987.
GORSKI, Nevil. Entrevista Concedida dia 16/08/2006 no condomínio Lagoa Bonita. Engenheiro Coelho – SP.
LANZA, Laerte. A Educação Adventista no Brasil: Uma História de Aventuras e Milagres: UNASPRESS: Eng. Coelho – SP, 2004.
MICHAELIS. Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa: ed. Melhoramentos, São Paulo – SP, 1998.
OLIVEIRA, Dulcinéia de Souza. Vida e Ministério do Professor Pedro Apolinário: Monografia apresentada como requisito da matéria História do Adventismo SALT 1996.
SOUZA, Rejane Célia de. Uma Biografia Sobre o Professor Pedro Apolinário: Monografia apresentada como requisito da matéria História do Adventismo, SALT, 1997.
Declaro (amos) que a revista Kerygma está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação deste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Kerygma está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, PERMITO (PERMITIMOS) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao (s) autor (es) pela criação original.