Adolescência e seus conflitos: uma análise da lição da escola sabatina dos adolescentes

Autores

  • Henrique de Azevedo Zanin

Palavras-chave:

Adolescente, Conflito, Deus, Igreja, Lição da Escola Sabatina.

Resumo

No campo da Teologia da Educação Cristã há uma intensa preocupação com a absorção do conteúdo da parte do discente, ou seja, se o estudante está realmente aprendendo o que é ensinado por seus professores. Este trabalho, que abrange aspectos da Teologia da Educação Cristã, da Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Proposta da Igreja Adventista do Sétimo Dia para os Adolescentes, pretende auxiliar pastores, professores e estudantes proporcionando meios para que possam compreender, analisar e ajudar os adolescentes em seus conflitos naturais. Por meio de uma análise do conteúdo da Lição da Escola Sabatina dos adolescentes esta pesquisa busca possibilitar a todas as partes envolvidas no processo de desenvolvimento do adolescente uma melhor compreensão dos dilemas pertinentes a eles e como lidar com esses conflitos, contribuindo assim para um melhor relacionamento dos adolescentes consigo mesmos, com os meios sociais que o envolvem e com Deus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aberastury, Arminda. “O adolescente e a liberdade”. Em Arminda Aberastury e Mauricio Knobel, Adolescência normal: Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre, RS: Artemed, 1981.

__________ . “O adolescente e o mundo atual”. Em Arminda Aberastury e Mauricio Knobel, Adolescência normal: Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre, RS: Artemed, 1981.

Bloom, Benjamim S.; Engelhart, Max D.; Furst, Edward J.; Hill, Walker H.; Krathwohl, David R. Taxionomia de objetivos educacionais. 5ª Ed. Porto Alegre, RS: Globo, 1976.

Bock, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Artigo encontrado no site http://scielo.bvspsi. org.br/pdf/pee/v11n1/v11n1a07.pdf, no dia 8 de setembro de 2008.

Brasil, Maria Auxiliadora S. Da problemática da adolescência: o estudante mineiro de ensino médio. Belo Horizonte, MG: Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais, 1963. Em Pfromm Netto, Psicologia da Adolescência, 8.

Breton, David Rtertrt Le. “Antropologia dos comportamentos de risco e escarificações na adolescência”. Em Arquivo Brasileiro de Psicologia. Vol.59, n°2, 120-131. Dezembro de 2007.

Campbell, Ross. Como realmente Amar seu Filho Adolescente. São Paulo: Mundo Cristão, 2005.

Cavalcanti, José Carlos. Ensino ou aprendizado: do quê estão tratando quando falam em qualidade da Educação?. Pesquisa realizada na internet, no site http://www.blogdafolha.com.br/permalink.php?id=1629&secao= no dia 14 de outubro de 2008.

Charbonneau, Paul Eugene. Adolescência e Liberdade. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1980.

Christenson, Larry. A Família do Cristão. 5ª Ed. Venda Nova, MG: Editora Betânia, 1986.

Collins, Gary R. Aconselhamento Cristão: edição século 21. São Paulo: Vida Nova, 2004.

Duddley, Roger. Why our teenagers leave the church. Whashington, DC: Review and Herald, 2000.

Erikson, Erik. Identidade, juventude e crise. 2ª Ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara, 1987.

Fachini, Natal. Adolescente: a psicologia desde estranho guri-guria. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 1992.

Fenwick, E. e Smith, T. Adolescência: guia de sobrevivência para pais e adolescentes. São Paulo: Editora Ática, 1996.

Ferreira, Berta Weil. O cotidiano do adolescente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

Fichter, Joseph Henry. Sociologia. São Paulo: EPU, 1975.

Hamze, Amélia. A taxonomia e os objetivos educacionais. Artigo encontrado no site http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/a-taxonomia-e-osobjetivos-educacionais.htm, no dia 13 de outubro de 2008.

Huerta, José. A Classificação dos Objetivos de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1979.

Kemp, J. Adolescência: crise ou curtição. São Paulo: Editora Vida, 1997.

Knobel, Mauricio e Rosenthal, Gela. “O pensamento no adolescente e no adolescente psicopático”. Em Arminda Aberastury e Mauricio Knobel, Adolescência normal: Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre, RS: Artemed, 1981.

Knobel, Maurício. “A Síndrome da Adolescência Normal”. Em Arminda Aberastury e Mauricio Knobel, Adolescência normal: Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre, RS: Artemed, 1981.

__________ . “Introdução” Em Arminda Aberastury e Mauricio Knobel, Adolescência normal: Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre, RS: Artemed, 1981.

LaHaye, B. Como desenvolver o temperamento de seus filhos. 7º Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1995.

Lepre, Rita Melissa. Adolescência e Construção da Identidade. Artigo encontrado no site http://www.slowmind.net/adolescenza/lepre1.pdf, no dia 8 de setembro de 2008.

Lição da Escola Sabatina – Adolescentes: 3° trimestre de 2008. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

Mielnik, Isaac. Os Adolescentes: conceito, dinâmica e orientação do adolescente. São Paulo: IBRASA, 1984.

Minholi, Marcelo. Avaliação Somativa. Artigo encontrado no site http://wiki.sintectus.com/bin/view/EaD/AvaliacaoSomativa#Avaliação_Somativa, no dia 14 de outubro de 2008.

Nérici, Imídio Giusepe. Adolescência: o drama de uma idade. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Científica.

Novello, Fernanda Parolari. Psicologia da Adolescência: o despertar para a vida. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 1990.

Parrott, Les. Adolescentes em conflito: os 36 problemas mais comuns na adolescência: um guia prático para pais e educadores. São Paulo: Editora Vida, 2003.

Pfromm Netto, Samuel. Psicologia da Adolescência. 5ª Ed. São Paulo: Pioneira, 1976.

Poujol, Jacques & Claire. Os conflitos: como se originam, como se desenvolvem e como solucioná-los. São Paulo: Editora Vida, 2005.

Rieth, Flávia e Leal, Ondina Fachel. Sexualidade e AIDS: um estudo antropológico através de grupos focais de adolescentes. Pesquisa encontrada no site http://www.nupacs.ufrgs.br/comuns/imagensDB/cadernos/arquivo_20.pdf, no dia 25 de novembro de 2008.

Schowalter, John E. e Anyan, Walter R. Guia prático da adolescência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

Silva, Alitta Guimaräes Costa Reis Ribeiro. “Adolescência: uma visão histórica e antropológica”. Em V Congresso Brasileiro de Adolescência da SPC. Belo Horizonte, ASBRA, 1993.

Suárez, Adolfo S. A Influência da Educação Escolar Adventista na Identidade e na Fé de Adolescentes. Dissetação de Mestrado em Ciência da Religião. Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2005.

__________ . Apostila para as Aulas de Teologia da Educação. Agosto de 2005.

Sung, Jung Mo. Educar para Reencantar a Vida. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

Tiba, Içami. Adolescência: o despertar do sexo. São Paulo: Editora Gente, 1994.

Wagner, Adriana; Ribeiro, Luciane de S.; Arteche, Adriane X.; Bornholdt, Ellen A. Configuração familiar e o bem-estar psicológico dos adolescentes. Artigo encontrado no site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79721999000100010&script=sci_arttext&tlng=pt, no dia 25 de novembro de 2008.

Wall, Paula de; Telles, Marcos. A taxionomia de Bloom. Documento encontrado no site http://www.faculdadesdombosco.edu.br/v2.1/documentos/verbos_de_aplicacao_para_elaboracao_de_objetivos_pedgre.pdf, no dia 13 de outubro.

White, Ellen G. Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2000.

__________ . Conselhos sobre Educação. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2002.

__________ . Educação. 9ª Ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2003.

__________ . Fundamentos da Educação Cristã. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1996.

__________ . Mente, Caráter e Personalidade. Vol. 1. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1989.

__________ . Obreiros Evangélicos. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1996.

__________ . Orientação da Criança. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1996.

__________ . Parábolas de Jesus. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001.

Yoshitake, Mariano; Carvalho, Joana D’Arc Silva Galvao de; Pedrosa Júnior, Carlos. Controle de gestão na taxonomia de domínio cognitivo. Artigo encontrado no site eco.unne.edu.ar/contabilidad/costos/VIIIcongreso/096.doc, no dia 13 de outubro de 2008.

Yus, Rafael. Educação Integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

Zekcer, Israel (Org.). Adolescente também é gente. 2ª Ed. São Paulo: SUMMUS, 1985.

Downloads

Publicado

2010-03-05

Como Citar

ZANIN, H. de A. Adolescência e seus conflitos: uma análise da lição da escola sabatina dos adolescentes. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 6, n. 1, p. 139, 2010. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/183. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Trabalho de Conclusão de Curso