Véu ou penteado? Um estudo de 1 Coríntios 11 e o uso do véu na adoração
DOI:
https://doi.org/10.19141/1809-2454.kerygma.v17.n1.pe01592Palavras-chave:
Corinto, Véu, Adoração, Gênero, ModéstiaResumo
Este artigo analisa se Paulo está recomendando um véu para as mulheres no contexto da adoração, ou se ele está discutindo penteados apropriados para elas. Um olhar mais atento à passagem de 1 Coríntios 11:4–16 mostra, em primeiro lugar, que Paulo não está discutindo apenas as mulheres, mas a vestimenta e apresentação apropriada para homens e mulheres à luz do que é esperado na sociedade greco-romana de seu tempo. A ausência de uma palavra para "véu" no texto original aponta para a possibilidade de uma discussão sobre penteados e estilos de cabelo e não sobre uma vestimenta para a cabeça. Evidências arqueológicas e textuais desse período corroboram essa interpretação.
Downloads
Referências
BASKIN, J. R. H. Women, covering of the. Encyclopaedia Judaica. Detroit: Macmillan Reference, 2007. v. 8.
BROWN, F. The New Brown, Driver and Briggs Hebrew and English Lexicon of the Old Testament. Grand Rapids: Baker, 1981.
CONZELMANN, H. A Commentary on the First Epistle to the Corinthians. Philadelphia: Fortress Press, 1975. (Hermeneia).
COSGROVE, C. H. A Woman's Unbound Hair in the Greco-Roman World, with Special Reference to the Story of the "Sinful Woman" in Luke 7:36-50. Journal of Biblical Literature 124, n. 4, p. 675–692, winter 2005.
GILL, D. W. J. The Importance of Roman Portraiture for Head Coverings in 1 Corinthians 11:2-16. Tyndale Bulletin 41, n. 2, p. 245–260, 1990.
HODGE, C. An Exposition of the First Epistle to the Corinthians. Grand Rapids: Eerdmans, 1965.
HURLEY, J. B. Did Paul Require Veils or the Silence of Women? A Consideration of I Cor. 11:2-16. Westminster Theological Journal 35, n. 2, p. 190–220, winter 1973.
MURPHY-O'CONNOR, J. Sex and Logic in 1 Corinthians 11:2-16. Catholic Biblical Quarterly 42, n. 4, p. 482–500, oct. 1980.
MURPHY-O'CONNOR, J. St. Paul's Corinth - Texts and archaeology. Collegeville, MN: The Liturgical Press, 2002.
OSTER, R. When Men Wore Veils to Worship: The Historical Context of 1 Corinthians 11.4. New Testament Studies n. 34, p. 481–505, October 1988.
OSTER, R. Use, Misuse and Neglect of Archaeological Evidence in Some Modern Works on 1 Corinthians. Zeitschrift Fur Die Neutestamentliche Wissenschaft, n. 83, p. 53–73, Band, 1992.
ROBERTSON, A.; Plummer, A. A Critical and Exegetical Commentary on the First Epistle of St. Paul to the Corinthians. Edinburgh: T&T Clark, 1914. (The International Critical Commentary.)
ROUSSELLE, A. Body Politics in Ancient Rome. A History of Women in the West. Cambridge, MA: The Belknap Press of Harvard University Press, 1992.
THISELTON, A. C. The First Epistle to the Corinthians: A Commentary on the Greek Text. Grand Rapids: Eerdmans, 2000.
THOMPSON, C. L. Hairstyles, Head-coverings, and St. Paul: Portraits from Roman Corinth. Biblical Archaeologist 51, n. 2, p. 99–115, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Christie Goulart Chadwick
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
- Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma.
- Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados.
- Os autores também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário.
- Os autores garantem que o texto submetido é de sua inteira autoria e não foi submetido e/ou publicado em nenhum outro local.
- As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião da Kerygma;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalhopara fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Os autores concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Os autores concordam que a Kerygma pode distribuir os artigos mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá ainda incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento na nova publicação que o artigo foi publicado originalmente nesta revista.
- A Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja “The effect of open access and downloads ('hits') on citation impact: a bibliography of studies”).