A relação entre os escritos de Ellen G. White e a bíblia
Palavras-chave:
Escrituras, Cânon bíblico, Escritos de Ellen G. White.Resumo
Como compreender a relação dos escritos de Ellen G. White com as Escrituras? Qual era a compreensão de Ellen G. White sobre seus escritos frente à Bíblia? Os escritos de Ellen G. White deveriam ser acrescentados ao cânon bíblico? Como Ellen G. White compreende e aplica as Escrituras? São pontos pertinentes que serão abordados neste artigo para melhor compreensão da relação entre Ellen G. White e a Bíblia.
Downloads
Referências
COMFORT, P. W. (ed.). A Origem da Bíblia. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1998.
CUZIN, M. Notas de classe da matéria “Interdisciplinaridade no Ensino Superior”. 2º Semestre, 2010.
DE OLIVEIRA, E. A mão de Deus ao leme. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 1985.
DOS REIS, E. O dom de profecia no púlpito: Sermões para fortalecer a fé nos escritos inspirados. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2004.
FINLEY, M. Estudando juntos: Manual de referências bíblicas. Cemear: Central de materiais religiosos, Ministério Pessoal – DSA. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, s/d.
KÜMMEL, W. G. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Edições Paulinas, 1982.
LIMA, V. Necessitamos de um profeta hoje? Revista Adventista, Tatuí, nº 12, ano 96, p. 9, dezembro, 2000.
NICHOL, F. D. Respostas a objeções: Uma defesa bíblica da doutrina adventista. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2005.
Nisto Cremos: As 28 crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008.
OLSON, R. E. História da teologia cristã: 2000 anos de tradição e reformas. São Paulo: Vida, 2001.
PAROSCHI, W. Hermenêutica bíblica. Documento não publicado, apresentado na Semana Teológica do IAENE-BA, Brasil, 05 de maio de 2009.
_________. Hermenêutica bíblica. Documento não publicado, apresentado na Semana Teológica do IAENE-BA, Brasil, 08 de maio de 2009.
Questões sobre doutrina: O clássico mais polêmico da história do adventismo. Notas e introdução histórica e teológica por George R. Knight. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008.
REID, G. W. (org.). Compreendendo as Escrituras. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2007.
ROBOK, D. E. Crede em seus profetas. Tatui: Casa Publicadora Brasileira, 1998.
TIMM, A. R. Teologia nos escritos de Ellen White. Palestra apresentada em um Seminário em Português no Concílio Ministerial Mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Toronto, Canadá, em 29 de junho de 2000.
WHITE, A. Elena de White: Mujer de visión. Buenos Aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 2003.
WHITE, E. G., Atos dos apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1999.
_________. Caminhos a Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2005.
_________. Ciência do bom viver. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1997.
_________. Colportor evangelista. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1997b.
_________. Conselhos aos professores, pais e estudantes. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2000.
_________. O Desejado de todas as nações. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2000.
_________. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2001.
_________. Profetas e reis. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1996.
_________.Testemunhos para a igreja. v. 5. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2004.
_________. Vida de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma vez aceitos para a publicação, os direitos autorais dos artigos são automaticamente transferidos à Kerygma. Todo material utilizado no texto que possua direitos autorais de terceiros devem estar devidamente referenciados. As pessoas autoras também devem deter os direitos de reprodução das imagens e tabelas em seu material, caso seja necessário. Autores(as) que publicam na Kerygma devem concordar com os seguintes termos:
Termo 1: Os(as) autores(as) concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termo 2: Os(as) autores(as) têm a autorização para assumir contratos adicionais para a distribuição não exclusiva de seu trabalho, conforme publicado na revista (por exemplo: repositório institucional, capítulo de livro etc.). Contudo, ele deve reconhecer a autoria e a publicação inicial do trabalho à Kerygma.
Termo 3: Os(as) autores(as) concordam com a reprodução livre de seu material pela Kerygma, que poderá adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar, traduzir e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores. Ela também pode distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite acesso ao usuário em tempo e lugar determinados, seja por vias gratuitas ou por sistemas que importem pagamento. A Kerygma poderá incluir o trabalho em banco de dados, físico ou virtual, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, em sistema de nuvem, microfilmar e demais formas de arquivamento atuais ou que ainda possam ser desenvolvidas, com ou sem fins lucrativos.
A revista Kerygma é detentora dos direitos de todos os trabalhos publicados por ela. A reprodução integral desses textos em outras publicações, para qualquer outra finalidade, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. O mesmo serve para reproduções parciais, como resumo, abstract, porções com mais de 500 palavras do texto, tabelas, figuras, ilustrações etc.