Diretrizes de submissão

Diretrizes de Submissão — Formatação e Escopo

Os textos podem ser assinados por, no máximo, cinco pessoas. Privilegiam-se temáticas que abordam a interface da área da Comunicação com outros campos, além de trabalhos especialmente relacionados aos dossiês temáticos.

Para ter acesso a todas as diretrizes necessárias para a formatação dos trabalhos às normas da Crosspoint, faça o download do nosso template e siga as instruções do arquivo. Se preferir, siga as instruções básicas abaixo para preparar seu manuscrito:

1. Formatos de arquivo e envio

  • Arquivo da submissão em Microsoft Word (.doc ou .docx), OpenOffice ou Rich Text Format (.rtf).
  • Não serão aceitos textos em .pdf ou outros formatos não especificados.
  • Tamanho do arquivo aconselhado: até 2 MB.
  • As imagens devem ser anexadas separadamente, em alta qualidade.

2. Título

  • No máximo duas linhas, em negrito, fonte Arial 14, espaçamento simples, caixa alta (ALL CAPS) e centralizado.
  • Aplicar o mesmo padrão ao título em inglês.

3. Palavras-chave

  • Indicar de três a cinco palavras-chave relacionadas aos principais assuntos do artigo.
  • Separar por ponto e vírgula (;).

4. Resumo, abstract e revisão linguística

  • Resumo entre 100 e 250 palavras, acompanhado de palavras-chave (3–5).
  • Inserir tradução do resumo (abstract) e das palavras-chave (keywords) em inglês, na sequência do artigo.
  • É fundamental revisão por falante nativo ou tradutor(a) especializado(a).
  • Trabalhos não redigidos em português devem incluir título e resumo também em português, além das mesmas informações na língua original.

5. Normas e referências (ABNT)

  • O texto deve estar de acordo com as normas ABNT, conforme as diretrizes da Crosspoint, o template e o Manual de publicações de artigos do Unasp.
  • As referências no corpo do texto devem vir entre parênteses com autor, data e página: (SILVA, 2022, p. 12).
  • A bibliografia completa deve ser inserida ao final em “Referências”.

6. Formatação do corpo do texto

  • Entrelinha: 1,5; Fonte: Arial 12.
  • Papel: A4; Margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm.
  • Estilo: linguagem clara e objetiva.
  • Usar itálico apenas para títulos (livros, filmes, revistas) e terminologia estrangeira, com parcimônia.

7. Citações

  • Diretas até 3 linhas: no corpo do texto, entre aspas, seguidas da referência entre parênteses.
  • Com mais de 3 linhas: em bloco, Arial 11, sem aspas, espaçamento simples, com um parágrafo de espaço antes e depois, e margem de 4 cm à direita.

8. Notas de rodapé

  • Inserir na mesma página, numeração contínua (algarismos arábicos), justificadas, fonte Arial 10.
  • Não usar notas para referenciar citações; reservar para comentários, adendos e conteúdo secundário, com parcimônia.
  • Indicar o texto original de trechos traduzidos pelo autor em nota de rodapé: na referência entre parênteses usar “tradução livre” e, na nota, o texto na língua original entre aspas e em itálico.

9. Imagens, tabelas e gráficos

  • Inserir no corpo do texto, centralizados, com título acima e fonte abaixo (Arial 11).
  • Anexar também como arquivos separados no processo de submissão, em JPG e alta qualidade.

10. Subtítulos

  • Em negrito, Arial 12, alinhados à esquerda (Ctrl + Q).
  • Em caixa baixa (apenas a primeira letra em maiúscula), preferencialmente até uma linha.
  • Numerados em algarismos arábicos (1, 2, 3…) e com distinção clara entre níveis e subníveis.

11. Referências — Diretrizes gerais

  • Listar apenas as obras citadas no texto.
  • Ordem alfabética, espaçamento simples, com um parágrafo de espaço entre entradas.
  • Seguir as normas específicas da ABNT e o Manual de publicações de artigos do Unasp.
  • Informar URLs quando possível e DOI é obrigatório para artigos científicos; quando não houver DOI, citar com link e data de acesso.

12. Extensão dos manuscritos

  • Artigos: entre 30.000 e 50.000 caracteres com espaço.
  • Relato de experiência, relato de produção técnica, resenha ou entrevista: entre 10.000 e 25.000 caracteres com espaço.

13. Modelos de referências (ABNT)

13.1. Livros

Modelo: SOBRENOME, iniciais do(s) autor(es). Título: Subtítulo. Local: Editora, ano.

Exemplos:

  • MARTINO, L. M. S. Mídia, religião e sociedade: Das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2016.
  • JENKINS, H. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. 2. ed. New York: New York University Press, 2007.

13.2. Capítulo de livro

Modelo: SOBRENOME, iniciais do(s) autor(es). Título: Subtítulo. In: SOBRENOME, iniciais do(s) organizador(es)/editor(es). Título: Subtítulo. Cidade: Editora, ano, páginas do capítulo.

Exemplos:

  • LEMOS, L. Comunicação na cibercultura: O mundo feminino no social games. In: GONÇALVES, E. M. (Org.). Estudos de Comunicação e Linguagem: Múltiplas experiências. São Caetano do Sul: Virgo, 2011, p. 151-168.
  • RAMOS, P.; FIGUEIRA, D. Graphic Novel, narrativa gráfica, novela gráfica ou romance gráfico? Terminologias distintas para um mesmo rótulo. In: RAMOS, P.; VERGUEIRO, W.; FIGUEIRA, D. (Orgs.). Quadrinhos e Literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014.

13.3. Artigos científicos

Modelo: SOBRENOME, iniciais do(s) autor(es). Título: Subtítulo. Nome da Revista, volume, número, páginas, ano.

Exemplos:

  • MCCOMBS, M. E.; SHAW, D. L. The Agenda-Setting Function of Mass Media. The Public Opinion Quarterly, v. 36, n. 2, p. 176-187, 1972.
  • HOHLFELDT, A. Os estudos sobre a hipótese do agendamento. Revista Famecos, n. 7, p. 42-51, 1997.

13.4. Teses, dissertações e monografias

Modelo: SOBRENOME, iniciais. Título: Subtítulo. Número de páginas. Tipo de trabalho (grau e área). Unidade de ensino, instituição, local, ano.

Exemplos:

  • EHREMBERG, K. C. Comunicação mercadológica em celulares: Um panorama do mobile marketing. 124 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social), Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
  • QUEIROZ, T. A. Máquina como outro comunicativo: Crítica da concepção cibernética à luz da fenomenologia de Heidegger. 182 f. Tese (Doutorado em Ciências), Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

13.5. Anais de eventos

Modelo: SOBRENOME, iniciais. Título do trabalho apresentado. In: Nome do evento, Numeração (se houver), ano, local. Título do documento (anais, atas etc.). Local: Editora, data de publicação, páginas.

Exemplos:

  • SOUSA, M. T. Rezando pelo Smartphone: reconfiguração de práticas religiosas em grupo de orações pelo WhatsApp. In: XXVII Encontro Anual da Compós, 2018, Belo Horizonte, MG. Anais do 27º Encontro Anual da Compós. Belo Horizonte: Galoá, 2018, p. 1-21.
  • CUNHA, M. do N. Religiões, midiatização e política: o caso dos evangélicos brasileiros. 42º Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2019, Belém, PA. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Belém: Intercom, 2019, p. 1-15.

14. Seções editoriais

14.1. Artigos para dossiê

A Crosspoint publica edições com base em dossiês temáticos relacionados ao campo comunicacional. Os trabalhos desta categoria devem estar alinhados à proposta dos editores do dossiê e passar pela avaliação prevista por estas políticas editoriais.

14.2. Artigos de temática livre

A Crosspoint também publica artigos de temas livres, relacionados ao escopo comunicacional, que podem ser publicados em paralelo ao dossiê. Nesses casos, a submissão deve ser realizada por meio deste link: Artigos de temática livre.