Guidelines

Os textos podem ser assinados por, no máximo, cinco pessoas. Privilegiam-se temáticas que abordam a interface da área da Comunicação com outros campos, além de trabalhos especialmente relacionados aos dossiês temáticos.

Para ter acesso a todas as diretrizes necessárias para a formatação dos trabalhos às normas da Crosspoint, faça o download do nosso template e siga as instruções do arquivo formatado para a submissão. Em todo caso, se preferir, siga as instruções básicas abaixo e aplique a formatação do seu texto para realizar a submissão:

  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word (.doc ou .docx), OpenOffice ou Rich Text Format (.rtf). Textos em quaisquer outros formatos, como, por exemplo, em .pdf, não serão aceitos. Aconselha-se que não ultrapassem 2 MB. As imagens devem ser anexadas separadamente, em alta qualidade.
  • O título deve possuir, no máximo, duas linhas, estar em negrito, fonte Arial 14, espaçamento simples, em caixa alta, centralizado. O mesmo serve para o título em inglês.
  • Devem ser acrescentadas de três a cinco palavras-chave relacionadas aos principais assuntos do artigo, todas divididas por ponto e vírgula (;).
  • O resumo deve ter entre 100 e 250 palavras, acompanhar palavras-chave (de três a cinco); possuir tradução do resumo (abstract) e das palavras-chave (keywords) em inglês, na sequência do artigo. É fundamental que o texto tenha passado por revisão de falante nativo ou de tradutor especializado. Trabalhos que não sejam em português deverão ter título e resumo em português, além dessas mesmas informações na língua original do texto.
  • O texto precisa estar de acordo com as normas ABNT, conforme informado nas diretrizes da Crosspoint, no template e no Manual de publicações de artigos do Unasp. As referências utilizadas devem vir no corpo do texto, entre parênteses, contendo autor, data e página: (Silva, 2022, p. 12). Outras informações sobre a bibliografia utilizada devem ser inseridas no fim do artigo, em “referências bibliográficas”.
  • O corpo do texto deve ter 1,5 de entrelinha e usar fonte Arial, tamanho 12. O layout do documento enviado deve estar em A4, com margens superior e esquerda de 3 cm, e margens inferior e direita em 2 cm. No desenvolvimento do conteúdo, a linguagem deve ser clara e objetiva; o itálico só deve ser empregado em título de livros, filmes ou revistas e terminologia estrangeira. A despeito dessas ocasiões, eles devem ser utilizados com parcimônia.
  • Citações diretas com até três linhas de extensão devem ir no corpo do texto, entre aspas, seguidas da referência entre parênteses. Citações com mais de três linhas de extensão devem aparecer em bloco, tamanho 11, sem aspas, espaçamento simples, separadas pelo espaço de um parágrafo antes e depois do bloco, com margem de 4 cm à direita.
  • Notas de rodapé devem ser inseridas na parte inferior da mesma página, com numeração contínua em números arábicos, justificadas, em Arial tamanho 10. Para submissão de textos à revista Crosspoint, notas de rodapé não servem para referenciar citações do texto e são utilizadas apenas para comentários, adendos, parênteses ou acréscimo de conteúdo secundário. A utilização das notas de rodapé deve ser aplicada com parcimônia e elas não devem ser extensas. Notas de rodapé também são indicadas para informar o texto original de qualquer trecho traduzido pelo autor. Nesses casos, a referência entre parênteses deve conter a informação “tradução livre”, seguida da nota de rodapé com o texto na língua original entre aspas e em itálico.
  • Imagens, tabelas e gráficos devem ser acrescentados ao corpo do texto em boa qualidade, centralizados, com título inserido na parte superior e fonte informada na parte inferior: Arial tamanho 11. Os materiais gráficos também devem ser anexados à parte como arquivos separados no processo de submissão, em JPG e alta qualidade.
  • Os subtítulos do texto devem aparecer em negrito, fonte Arial 12, alinhados à esquerda da página (Ctrl + Q). Eles também devem ser escritos em caixa baixa, apenas com a primeira letra da frase em maiúscula. Aconselha-se que não ultrapassem uma linha. Todos precisam ser identificados em números arábicos (1, 2, 3 etc.) e devem, obrigatoriamente, realizar distinção entre seus níveis e subníveis.
  • As referências bibliográficas contemplam apenas as obras citadas no corpo do texto. Elas devem ser inseridas no fim do texto em ordem alfabética, espaçamento simples, com o espaço de um parágrafo entre as referências. Quando se tratar de várias obras do mesmo autor, elas devem aparecer listadas da mais recente para a mais antiga. A depender do tipo do material, ele deverá seguir as normas específicas para cada tipo de bibliografia, de acordo com as normas da ABNT e com Manual de publicações de artigos do Unasp.
  • URLs para as referências devem ser informadas quando possível. A informação do endereço DOI para os artigos científicos é obrigatória; os que não possuem a identificação devem ser citados com um link em referência à fonte e com data de acesso.

No caso dos artigos, deve-se obedecer, ainda, à seguinte recomendação:

  • A extensão dos manuscritos precisa ser entre 30 mil e 50 mil caracteres com espaço.

Já nos casos de relato de experiência, relato de produção técnica, resenha ou entrevista, deve-se obedecer ainda, à seguinte recomendação:

  • A extensão dos manuscritos deve ser entre 10 mil e 25 mil caracteres com espaço.

 

Para livros:

SOBRENOME, nome e demais sobrenomes dos autores(s) por extenso. Título: Subtítulo. Local: Editora, ano.

Quando o último sobrenome for composto ou precedido de preposição, deve ser listado nessa ordem, como nos exemplos: DA SILVA, Caetano Alves ou CORTEZ-MUÑOZ, Jose Luiz.

Exemplos:

MARTINO, Luís Mauro de Sá. Mídia, religião e sociedade: Das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2016.

JENKINS, Henry. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. 2. ed. New York: New York University Press, 2007.

Para capítulos de livro:

SOBRENOME, nome e demais sobrenomes dos autores(s) por extenso. Título: Subtítulo. In: SOBRENOME, nome e demais sobrenomes dos autores(s) por extenso. Título: Subtítulo. Cidade: editora, ano, páginas do capítulo.

Exemplo:

LEMOS, Lúcia. Comunicação na cibercultura: O mundo feminino no social games. In: GONÇALVES, Elisabeth Moraes (org.). Estudos de Comunicação e Linguagem: Múltiplas experiências. São Caetano do Sul: Virgo, 2011, pp. 151-168.

RAMOS, Paulo; FIGUEIRA, Diego. Graphic Novel, narrativa gráfica, novela gráfica ou romance gráfico? Terminologias distintas para um mesmo rótulo. In: RAMOS, Paulo.; VERGUEIRO, Waldomiro; FIGUEIRA, Diego (orgs.). Quadrinhos e Literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014.

Para artigos científicos:

SOBRENOME, nome e demais sobrenomes dos autores(s) por extenso. Título: subtítulo. Nome da revista, volume, número, páginas do artigo, ano.

Exemplo:

MCCOMBS, Maxwell E.; SHAW, Donald L. The Agenda-Setting Function of Mass Media. The Public Opinion Quarterly, v. 36, n. 2, pp. 176-187, 1972.

HOHLFELDT, Antonio. Os estudos sobre a hipótese do agendamento. Revista Famecos, n. 7, p. 42-51, 1997.

 

Para teses, dissertações ou monografias:

SOBRENOME, nome e demais sobrenomes do autor por extenso. Título: Subtítulo. Número de páginas. Tipo de trabalho (grau e área). Unidade de ensino, instituição, local, ano.

Exemplos:

EHREMBERG, Karla Caldas. Comunicação mercadológica em celulares: Um panorama do mobile marketing. 124f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social), Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.

TOMAZ, Tales Augusto Queiroz. Máquina como outro comunicativo: Crítica da concepção cibernética à luz da fenomenologia de Heidegger. 182f. Tese (Doutorado em Ciências), Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

 

Anais de eventos:

SOBRENOME, nome e demais sobrenomes do autor por extenso. Título do trabalho apresentado. In: Nome do evento, Numeração do evento (se houver), Ano, local de realização. Título do documento (anais, atas etc.). Local: editora, data de publicação, página inicial e final da parte referenciada.

Exemplos:

SOUSA, Marco Túlio. Rezando pelo Smartphone: reconfiguração de práticas religiosas em grupo de orações pelo WhatsApp. In: 27º Encontro Anual da Compós, 2018, Belo Horizonte, MG. Anais do 27º Encontro Anual da Compós. Belo Horizonte: Galoá, 2018, p. 1-21.

CUNHA, Magali do Nascimento. Religiões, midiatização e política: o caso dos evangélicos brasileiros. 42º Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2019, Belém, PA. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Belém: Intercom, 2019, p. 1-15.

Artigos para dossiê   

A Crosspoint publica edições com base em dossiês temáticos relacionados ao campo comunicacional. Os trabalhos enviados para a publicação desta categoria devem estar alinhados à proposta sugerida pelos editores do dossiê e passar pela avaliação prevista por essas políticas editoriais.                 

Artigos de temática livre

            A Crosspoint também publica uma seção de artigos de temas livres, evidentemente, relacionados ao escopo comunicacional. Esses artigos podem ser publicados em paralelo ao dossiê sem, contudo, seguir sua proposta temática. Nesses casos, a submissão deve ser realizada por meio deste link: Artigos de temática livre.