https://revistas.unasp.edu.br/convergencias/issue/feed Convergências 2022-09-26T01:53:06-03:00 Marco Túlio de Sousa marco.sousa@ucb.org.br Open Journal Systems <p><span style="font-weight: 400;">A revista </span><em><span style="font-weight: 400;">Convergências</span></em><span style="font-weight: 400;"> (ISSN 2764-8435) está vinculada ao curso de Comunicação Social e Jornalismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) </span><em><span style="font-weight: 400;">campus</span></em><span style="font-weight: 400;"> Engenheiro Coelho. Ela é uma publicação on-line de periodicidade semestral voltada para o campo acadêmico da Comunicação. O periódico tem por objetivo contribuir para a consolidação das pesquisas na área da Comunicação em diálogo com outras áreas das Ciências Humanas. O público alvo é formado por estudantes e professores do Brasil e do exterior. A </span><em><span style="font-weight: 400;">Convergências</span></em><span style="font-weight: 400;"> recebe artigos científicos em português, espanhol, inglês e francês em fluxo contínuo.</span></p> https://revistas.unasp.edu.br/convergencias/article/view/1529 Editorial 2022-09-26T01:53:06-03:00 Allan Macedo de Novaes allan.novaes@adventistas.org Lindolfo Alexandre de Souza lindolfo@puc-campinas.edu.br 2021-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Convergências https://revistas.unasp.edu.br/convergencias/article/view/1517 Entre Urbe e identidade religiosa 2022-08-29T17:45:19-03:00 João Damasio da Silva Neto joaodamasio16@gmail.com <p>Este artigo trata de um caso de comunicação entre os sistemas urbano e religioso na cidade de Palmelo (GO), conhecida como “cidade espírita”, a única no mundo que surgiu em torno de um centro espírita. Para responder até que ponto a noção de cidade pode ser vinculada a uma identidade cultural religiosa sem que abandonem seus sistemas simbólicos específicos, foram realizadas entrevistas em profundidade, análise documental e observação participante. A análise cultural encontrou permanências em torno da tradição de um movimento espírita palmelino e transições simbólicas em âmbitos societário, comunitário e cultural, demarcando formas de comunicação simbólica entre a urbe e a identidade espírita.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Convergências https://revistas.unasp.edu.br/convergencias/article/view/1518 Vinho novo em odres velhos 2022-08-29T17:45:17-03:00 Deivison Brito Nogueira deivison.nogueira@outlook.com <p>O artigo tem como objeto de estudo os discursos das novas lideranças da Igreja Pentecostal Deus é Amor, sobretudo os discursos de Davi Miranda Neto. O objetivo é verificar uma possível mudança no tom doutrinário da igreja no que tange aos usos e costumes e se essa mudança diz respeito apenas ao âmbito eclesial, ou se tem ressonância na vida cotidiana. Como referencial teórico mobilizamos os conceitos de linguagem e persuasão em Adilson Citelli, os estudos em comunicação e linguagem de Maria Aparecida Baccega, as características do discurso religioso em Eni Orlandi e o conceito de <em>habitus</em> em Pierre Bourdieu. Como recurso metodológico utilizamos a Análise de Discurso de matriz francesa nos estudos de Dominique Maingueneau. Os resultados mostram que os discursos religiosos, embora envoltos num certo ar de modernidade, mascaram traços conservadores típicos dos discursos religiosos eclesiais. Nesse sentido, o artigo propõe uma reflexão crítica dos discursos na busca por uma visão emancipadora, integradora e que esteja aberta ao diálogo com diferentes perspectivas religiosas presentes no mundo social.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Convergências https://revistas.unasp.edu.br/convergencias/article/view/1519 Papa Francisco reza "sozinho" 2022-08-29T17:45:15-03:00 Tatiane Milani tatimilani10@gmail.com <p>Pela primeira vez na história da Igreja Católica um pontífice celebrou sozinho na Praça de São Pedro. Um episódio marcado pelo isolamento social em função da pandemia do coronavírus e próximo do período de Páscoa, data importante para a comunidade católica. A partir de um pequeno recorte, pontuo algumas reflexões em torno de transformações nas lógicas do campo social religioso que, para além da ambiência da midiatização, ainda são potencializadas nesse novo cenário mundial. São questões importantes para o campo da Comunicação, pois dizem respeito a complexos movimentos interacionais, diretamente ligados ao modo de vivermos em sociedade. Para dar suporte às materialidades, ancoro o debate com lógicas que caracterizam a sociedade em midiatização, e como os processos de circulação como parte desse cenário dão a ver sobre as percepções dos fluxos adiante em circuitos interacionais.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Convergências https://revistas.unasp.edu.br/convergencias/article/view/1521 Caminhos da pesquisa em Comunicação e Religiões 2022-08-29T17:45:12-03:00 Magali do Nascimento Cunha magali.ncunha@gmail.com <p>As religiões alcançam atuação abrangente no espaço público. Elas se encontram nas mídias tradicionais e digitais, são objeto da indústria cultural como segmento de mercado e figuram na esfera da participação política. Tal atuação torna possível a emergência de novas formas de diálogo ou manifestações de violência e intolerância. Na área da Comunicação, não é mais possível estudar os processos comunicacionais sem considerar o lugar das religiões nas relações humanas e, em particular, explorar tópicos ainda emergentes, como a produção de conteúdo religioso em mídias não oficiais, os processos de comunicação popular, e a noção ampla da “religiões” para além do espaço cristão, já que o “religioso” permeia ambientes mais abrangentes do que o que comumente se atribui às religiões.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Convergências https://revistas.unasp.edu.br/convergencias/article/view/1525 As mediações culturais da rádio gospel Hora no cotidiano de jovens ouvintes de Campo Grande - MS 2022-08-29T17:45:10-03:00 Fládima Rodigues Christofari fladimachristofari@gmail.com Daniela Cristiane Ota daniela.ota@ufms.br <p>A religiosidade é um importante fator de mediação social. Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/Censo 2010) mostram que mais de 20% da população é evangélica e as projeções são de que este grupo deve superar o número de católicos, religião predominante até o momento, na próxima década. A religiosidade são se limita aos espaços internos das igrejas, engloba todo o comportamento social a partir da inserção dos fiéis em espaços de poder e nos meios de comunicação social. A partir desta perspectiva, esta pesquisa discutiu o uso de uma rádio gospel no cotidiano de jovens com idades entre 15 e 29 anos, de Campo Grande - MS. A emissora escolhida foi a rádio Hora (FM 92,3), de caráter comercial, que não possui vínculo com nenhuma denominação religiosa, o que lhe confere autonomia administrativa e a possibilidade de atingir um público mais vasto. Analisou-se as formas de consumo desta emissora pelo público selecionado e identificou-se como as principais mediações culturais que permeiam o cotidiano desses receptores: a identidade religiosa formada e fortalecida a partir da cotidianidade familiar, as narrativas de um movimento gospel cada vez mais próximo à cultura secular, as tecnicidades de uma emissora que se utiliza de todos os recursos audiovisuais para adentrar à rotina de seus ouvintes e as redes e fluxos de informação que fortalecem a cultura gospel. As análises foram realizadas utilizando o modelo teórico-metodológico de Jesús Martín-Barbero: o quarto mapa das mediações.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Convergências https://revistas.unasp.edu.br/convergencias/article/view/1526 Narrativas de vida de empreendedores e cultura da inspiração 2022-08-31T08:39:45-03:00 Vander Casaqui casaquivander@gmail.com <p>Este artigo trata dos processos comunicacionais que constituem e publicizam a cultura empreendedora. Analisamos as narrativas de vida de empreendedores de alto impacto presentes na série de <em>podcasts</em> do Endeavor Day1, um evento associado à chamada cultura da inspiração. Nesse contexto, as palestras inspiracionais dos empreendedores representam a dimensão comunicacional do capitalismo como religião, combinando aspectos teológicos, motivacionais e racionalizantes aplicados à vida como um todo. Em última instância, essa produção está associada ao projeto de sociedade baseado na imagem do empreendedor como modelo, como tipo ideal.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Convergências https://revistas.unasp.edu.br/convergencias/article/view/1530 “Não sejam cristãos frouxos”: 2022-09-21T11:20:06-03:00 Réia Sílvia Gonçalves Pereira artigodebates@gmail.com <p>O texto analisa algumas das postagens de Malafaia na internet, durante a sindemia de Covid-19. O argumento é que seu discurso se utiliza de um <span style="font-style: normal !msorm;"><em>ethos</em></span><em>,</em> ao mesmo tempo bélico, e de cunho nacionalista (MAURICIO JUNIOR, 2019), em que o sacrifício pela nação supostamente cristã, representada pelo governo Bolsonaro, justificaria a inação e mesmo o boicote às medidas de controle da crise sanitária.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Convergências