As mediações culturais da rádio gospel Hora no cotidiano de jovens ouvintes de Campo Grande - MS
DOI:
https://doi.org/10.19141/2764-8435.convergencias.v1.n1.pe1525Palavras-chave:
Rádio, Religião, Juventude, Cultura Gospel, MediaçõesResumo
A religiosidade é um importante fator de mediação social. Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/Censo 2010) mostram que mais de 20% da população é evangélica e as projeções são de que este grupo deve superar o número de católicos, religião predominante até o momento, na próxima década. A religiosidade são se limita aos espaços internos das igrejas, engloba todo o comportamento social a partir da inserção dos fiéis em espaços de poder e nos meios de comunicação social. A partir desta perspectiva, esta pesquisa discutiu o uso de uma rádio gospel no cotidiano de jovens com idades entre 15 e 29 anos, de Campo Grande - MS. A emissora escolhida foi a rádio Hora (FM 92,3), de caráter comercial, que não possui vínculo com nenhuma denominação religiosa, o que lhe confere autonomia administrativa e a possibilidade de atingir um público mais vasto. Analisou-se as formas de consumo desta emissora pelo público selecionado e identificou-se como as principais mediações culturais que permeiam o cotidiano desses receptores: a identidade religiosa formada e fortalecida a partir da cotidianidade familiar, as narrativas de um movimento gospel cada vez mais próximo à cultura secular, as tecnicidades de uma emissora que se utiliza de todos os recursos audiovisuais para adentrar à rotina de seus ouvintes e as redes e fluxos de informação que fortalecem a cultura gospel. As análises foram realizadas utilizando o modelo teórico-metodológico de Jesús Martín-Barbero: o quarto mapa das mediações.
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