Caminhos da pesquisa em Comunicação e Religiões
Percursos trilhados e trajetos emergentes
DOI:
https://doi.org/10.19141/2764-8435.convergencias.v1.n1.pe1521Palavras-chave:
Religiões, Comunicação, PesquisaResumo
As religiões alcançam atuação abrangente no espaço público. Elas se encontram nas mídias tradicionais e digitais, são objeto da indústria cultural como segmento de mercado e figuram na esfera da participação política. Tal atuação torna possível a emergência de novas formas de diálogo ou manifestações de violência e intolerância. Na área da Comunicação, não é mais possível estudar os processos comunicacionais sem considerar o lugar das religiões nas relações humanas e, em particular, explorar tópicos ainda emergentes, como a produção de conteúdo religioso em mídias não oficiais, os processos de comunicação popular, e a noção ampla da “religiões” para além do espaço cristão, já que o “religioso” permeia ambientes mais abrangentes do que o que comumente se atribui às religiões.
Referências
BERGER, Peter. A dessecularização do mundo: uma visão global. Religião e Sociedade, v. 21, n. 1, p. 9-23, 2001. Disponível em: http://www.uel.br/laboratorios/religiosidade/pages/arquivos/dessecularizacaoLERR.pdf Acesso em: 09 ago., 2022.
CUNHA, M. do N.; NOVAES, A. M. (Orgs.). Dicionário Brasileiro em Comunicação e Religiões. Engenheiro Coelho: Unaspress, 2021.
CUNHA, M. do N. Religiões e a diversidade política e a ideológica. In: RIBEIRO, C. de O. (Org.). Diversidade Religiosa e o Princípio Pluralista. São Paulo: Recriar, 2021. p. 47-76.
CUNHA, M. do N. Em 2022, é fundamental afirmar: não existe ‘voto evangélico’. CartaCapital (Diálogos da Fé), 06 abr 2022. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/dialogos-da-fe/em-2022-e-fundamental-afirmar-nao-existe-voto-evangelico/ Acesso em 09 ago., 2022.
FONSECA, A. B., ADAD, C. J. C. Relatório sobre intolerância e violência religiosa no Brasil (2011-2015): resultados preliminares. Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2016. Disponível em: https://direito.mppr.mp.br/arquivos/File/RelatorioIntoleranciaViolenciaReligiosaBrasil.pdf Acesso em 09 ago., 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Convergências

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral
Declaro (amos) que a revista Convergências está autorizada a publicar e alterar o texto inédito e original de minha (nossa) autoria, submetido para avaliação neste periódico, a fim de "maximizar a disseminação da informação". Concordo (amos) em compartilhar os direitos autorais a ele referentes com a Unaspress e com o Unasp, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Convergências está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0) e que esta obra também estará licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, caso seja aceita e publicada.
Dito isto, Permito (permitimos) que as instituições citadas acima remixem, adaptem, criem e distribuam, a partir deste trabalho, mesmo que para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao(s) autor(es) pela criação original.