Leitura e formação docente: paisagens
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Como Citar

Formaggio, F. (2016). Leitura e formação docente: paisagens. Lumen: Educare, 2(1), p. 31-50. https://doi.org/10.19141/2447-5432/lumen.v2.n1.p.11-29

Resumo

O presente artigo tem origem em uma pesquisa realizada a partir da indagação “como é possível ser docente formador de professor sem que se seja efetivamente leitor...”. Procuramos desenvolver um estudo que refletisse sobre a importância da leitura voltada à formação docente e aos desdobramentos no exercício da profissão. Para tanto realizamos uma revisão bibliográfica sobre as teorias que fundamentam o assunto e buscamos, na investigação narrativa, o método para análise e compreensão das narrativas dos sujeitos. Assim, foram realizadas entrevistas com questões semiestruturadas com professores formadores de professores, das diversas regiões do país e de todas as áreas do conhecimento, uma vez que entendemos como fundamental escutemos as histórias dos sujeitos. O trabalho foi dividido em momentos dos quais trazemos à discussão as lembranças de leitura antes da alfabetização e procuramos pôr em relevo, neste período, as situações de leitura nas quais a presença da família ou pessoas próximas aos sujeitos teve um papel de destaque, especialmente pela afetividade, evidenciando a importância do ‘outro’ em tais relações.

Palavras-chave: Leitura; Formação docente; Histórias de leitura; Lembranças de
leitura; Docência no ensino superior.


Abstract: The present article originated from a research conducted due to the following inquiry: “How is it to possible to be a professor without reading habits?” We sought to develop a study that would reflect upon the importance of reading in regards to educational formation and to the enforcement of practicing the profession. Therefore, we conducted a bibliographic review about the theories behind the matter and sought, through narrative research, for a method that would analyze and comprehend the subject´s narratives. Thus, once we understood the importance of hearing the subject´s stories, interviews containing semi-structured questions were carried out with professors coming from various regions of the country and from all knowledge fields. The paper was divided into parts in which we discussed the reading memories before the literacy process. We also pursued to highlight in this period, situations of reading in which the presence of the subject´s family or close ones had a key role especially due to affectivity, demonstrating the importance of “others” in such relations.


Keywords: Reading; Teacher training; Stories of reading; Memories of reading;
Teaching in Higher Education.

https://doi.org/10.19141/2447-5432/lumen.v2.n1.p.11-29
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