Narrativas de vida de empreendedores e cultura da inspiração
percursos trilhados e trajetos emergentes
DOI:
https://doi.org/10.19141/1809-2454.kerygma.v86.ny.p89-130Palavras-chave:
Comunicação, Religião, Discursos, Mídia, Igreja Pentecostal Deus é AmorResumo
O artigo tem como objeto de estudo os discursos das novas lideranças da Igreja Pentecostal Deus é Amor, sobretudo os discursos de Davi Miranda Neto. O objetivo é verificar uma possível mudança no tom doutrinário da igreja no que tange aos usos e costumes e se essa mudança diz respeito apenas ao âmbito eclesial, ou se tem ressonância na vida cotidiana. Como referencial teórico mobilizamos os conceitos de linguagem e persuasão em Adilson Citelli, os estudos em comunicação e linguagem de Maria Aparecida Baccega, as características do discurso religioso em Eni Orlandi e o conceito de habitus em Pierre Bourdieu. Como recurso metodológico utilizamos a Análise de Discurso de matriz francesa nos estudos de Dominique Maingueneau. Os resultados mostram que os discursos religiosos, embora envoltos num certo ar de modernidade, mascaram traços conservadores típicos dos discursos religiosos eclesiais. Nesse sentido, o artigo propõe uma reflexão crítica dos discursos na busca por uma visão emancipadora, integradora e que esteja aberta ao diálogo com diferentes perspectivas religiosas presentes no mundo social.
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