A Matemática Nos Evangelhos De Jesus Cristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19141/1809-2454.kerygma.v17.n..pe01463

Palavras-chave:

Teologia Científica; Modelos Matemáticos; Progressões Matemáticas; Análise Vetorial.

Resumo

O grau de desenvolvimento de uma nação depende do quanto a matemática é valorizada por seus cidadãos. A matemática é tão misteriosa que sua origem é bastante discutida no meio acadêmico. Alguns consideram que a matemática foi descoberta, enquanto outros afirmam que ela foi inventada pelo homem. Independentemente dessa dicotomia, a matemática segue fazendo sua função de agente agregado do conhecimento científico e tecnológico da humanidade. Na verdade, a matemática dita as regras das grandes descobertas feitas pelos seres humanos. Não existe ciência sem a matemática. Até a teologia depende muito da matemática. O conhecimento teológico da Bíblia Sagrada poderia ser mais aprofundado, se ela fosse estudada conjuntamente com a matemática. Para que isso aconteça, é necessário quebrar paradigmas. Entretanto, isso requer um esforço hercúleo. Porém, a tarefa deve ser iniciada. Muitos acontecimentos existentes na Bíblia Sagrada são descritos em linguagens matemáticas. Deus usa a matemática para se comunicar com o homem. Sendo assim, e dentro desse contexto, o objetivo desse artigo foi mostrar como a matemática encontra-se presente nos Evangelhos de Jesus Cristo. Para tanto, utilizou-se de modelos matemáticos simples para compreender alguns textos bíblicos sobre a temática proposta. Os resultados obtidos mostraram que Deus utiliza-se de modelos matemáticos para falar à humanidade sobre o Plano da Salvação.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sóstenes Rônmel da Cruz, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Sertão-Petrolina

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática. Professor de matemática do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Sertão-Petrolina. 

Cleomacio Miguel da Silva, Universidade de Pernambuco-Campus Nazaré da Mata

Graduado em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre e Doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Associado de Física e Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE).  

Referências

BASSANEZI, R. C.; FERREIRA JR., W. C. Equações diferenciais com aplicações. São Paulo: Harbra; 1988.

BOYCE, W. E; DIPRIMA, R. C. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

CRUZ, S. R.; SILVA, C. M. Matemática sagrada: uma abordagem para o ensino médio. Revista Brasileira do Ensino Médio, v. 1, n.1, p. 28-43, 2018.

LIVIO, M. Deus é matemático? Record: Rio de Janeiro, 2012.

SILVA, C. M. Estudo qualitativo de populações bíblicas usando o modelo de Verhulst. Origem em Revista, v. 1, p. 9-14, 2018a.

SILVA, C. M.; CRUZ, S. R. Complexidade irredutível da identidade de Euler. Origem em Revista, v. 1, p. 33-36, 2018b.

SILVA, C. M.; CRUZ, S. R. Os números do concerto. Revista Batista Pioneira, v. 8, n. 1, 2019.

Silva, C. M.; Filho, G. F. C. Modelagem matemática usando os números de casos do Sars-Cov-2 (COVID-19) no Brasil. Revista Mais Educação, v. 4, n. 1, p. 946-961, 2021.

Publicado

2020-12-25

Como Citar

DA CRUZ, S. R.; DA SILVA, C. M. A Matemática Nos Evangelhos De Jesus Cristo. Kerygma, Engenheiro coelho (SP), v. 17, n. 1, p. e01463, 2020. DOI: 10.19141/1809-2454.kerygma.v17.n.pe01463. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/view/1463. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos