Influência do curso de Administração nas finanças pessoais de seus alunos

Rafael de Souza Accorsi, Johnny Roger Machado Lopes, Edilei Rodrigues de Lames, Ricardo de Queiroz Machado, Liliane da Costa Jacobs Lames

Resumo


Toda empresa, para obter sucesso, precisa ser bem administrada, ter bom gerenciamento de seus recursos, do contrário, estará destinada ao fracasso. O mesmo precisa acontecer nas finanças pessoais. Entretanto, as pessoas, detém pouco ou nenhum conhecimento sobre os mecanismos básicos para gerenciar seus recursos pessoais e aumentar o patrimônio.  Este trabalho aborda o tema administração financeira pessoal e tem como objetivo geral avaliar a influência do conhecimento obtido no curso de administração nas finanças pessoais dos alunos, observando as principais diferenças entre os ingressos e os formandos em administração com relação ao comportamento financeiro. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, com questões fechadas, aplicado a 253 alunos do primeiro e sétimos semestres de um Curso de Administração da Região Metropolitana de Campinas. Para análise dos resultados utilizou-se da estatística descritiva, através do aplicativo Microsoft Excel. Entre os principais resultados da pesquisa, destacam-se: com o passar do tempo de curso, aumenta-se o nível de empregabilidade dos alunos, assim como a sua renda; apesar de não haver uma disciplina específica dentro da grade do Curso de Administração sobre finanças pessoais, verifica-se que o curso influencia positivamente a vida de seus alunos, ainda que de maneira indireta, especialmente em relação ao controle e planejamento financeiro; há uma clara percepção dos alunos de que o curso contribui para seu desenvolvimento financeiro pessoal, mesmo com a ressalva de que o aluno não tem conseguido fazer a transposição do conteúdo empresarial de alguns assuntos como endividamento e investimentos para a aplicação prática nas finanças pessoais.


Palavras-chave


Administração Financeira Pessoal; Educação financeira; Finanças pessoais; Planejamento financeiro.

Texto completo:

PDF

Referências


CERBASI, G. Casais inteligentes enriquecem juntos. São Paulo: Gente, 2009.

CHERRY, R. T. Introdução à Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1999.

CONFORTE, A.; WESCHENFELDER, M. Planejamento Financeiro Pessoal: um Estudo Teórico. In: Revista Científica da FACHASUL. Mato Grosso do Sul: FACHASUL, 2010, p. 23-31. Disponível em: . Acesso em: 20 abril. 2012

FRANKENBERG, L. Seu futuro financeiro. São Paulo: Ática, 1999.

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. Porto Alegre: Bookman, 2001.

HALFELD, M. Investimentos: Como administrar melhor o seu dinheiro. São Paulo: Fundamento Educacional, 2004.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O.S. The economic importance of financial literacy: theory and evidence. NBER working paper series 2013. Disponível em: http://www.nber.org/papers/w18952. Acesso em 20 mar. 2017.

MARTINS, J. P. Educação Financeira ao Alcance de Todos. São Paulo: Fundamento Educacional, 2004.

MATTA, R. O. B. Oferta e demanda de informação financeira pessoal: o Programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil e os universitários do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Universidade de Brasília, Brasília. Brasília, 2007.

METTE, F. M. B; MATOS, C.A. Uma análise Bibliométrica dos estudos em educação financeira no Brasil e no Mundo. Maringá: RIMAR, 2015.

POTRICH, A. C. G; VIEIRA, K. M; KIRCH, G. Determinantes de Alfabetização Financeira: uma análise da influência de variáveis Socioeconômicas e Demográficas. São Paulo: Revista de Contabilidade e Finanças, 2015.

SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da Educação Financeira no Brasil. Rio de Janeiro: RAP, 2007.

SLYWOTZKY, Adrian. A arte da rentabilidade. HSM Management, 34, setembro-outubro 2002, p. 19/29, artigo.

TOSTES, A. O. Administração Financeira da Família. 6. Ed. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2012.

WILLIAN, E. Planejamento Financeiro: Isso Pode Mudar a Sua Vida. Sine Loco, 2009. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2012.

ZADNOWCZ, J. E. Planejamento financeiro e orçamento. 3. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.




DOI: https://doi.org/10.19141/2594-7680.actanegocios.v1.n2.p79-106

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Acta Negócios

ACN, Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil. ISSN: 2594-7680.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia