Influência do curso de Administração nas finanças pessoais de seus alunos
PDF

Palavras-chave

Administração Financeira Pessoal
Educação financeira
Finanças pessoais
Planejamento financeiro.

Como Citar

Accorsi, R., Lopes, J., de Lames, E., Machado, R., & Lames, L. (2018). Influência do curso de Administração nas finanças pessoais de seus alunos. Acta Negócios, 1(2), 79-106. https://doi.org/10.19141/2594-7680.actanegocios.v1.n2.p79-106

Resumo

Toda empresa, para obter sucesso, precisa ser bem administrada, ter bom gerenciamento de seus recursos, do contrário, estará destinada ao fracasso. O mesmo precisa acontecer nas finanças pessoais. Entretanto, as pessoas, detém pouco ou nenhum conhecimento sobre os mecanismos básicos para gerenciar seus recursos pessoais e aumentar o patrimônio.  Este trabalho aborda o tema administração financeira pessoal e tem como objetivo geral avaliar a influência do conhecimento obtido no curso de administração nas finanças pessoais dos alunos, observando as principais diferenças entre os ingressos e os formandos em administração com relação ao comportamento financeiro. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, com questões fechadas, aplicado a 253 alunos do primeiro e sétimos semestres de um Curso de Administração da Região Metropolitana de Campinas. Para análise dos resultados utilizou-se da estatística descritiva, através do aplicativo Microsoft Excel. Entre os principais resultados da pesquisa, destacam-se: com o passar do tempo de curso, aumenta-se o nível de empregabilidade dos alunos, assim como a sua renda; apesar de não haver uma disciplina específica dentro da grade do Curso de Administração sobre finanças pessoais, verifica-se que o curso influencia positivamente a vida de seus alunos, ainda que de maneira indireta, especialmente em relação ao controle e planejamento financeiro; há uma clara percepção dos alunos de que o curso contribui para seu desenvolvimento financeiro pessoal, mesmo com a ressalva de que o aluno não tem conseguido fazer a transposição do conteúdo empresarial de alguns assuntos como endividamento e investimentos para a aplicação prática nas finanças pessoais.

https://doi.org/10.19141/2594-7680.actanegocios.v1.n2.p79-106
PDF

Referências

CERBASI, G. Casais inteligentes enriquecem juntos. São Paulo: Gente, 2009.

CHERRY, R. T. Introdução à Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1999.

CONFORTE, A.; WESCHENFELDER, M. Planejamento Financeiro Pessoal: um Estudo Teórico. In: Revista Científica da FACHASUL. Mato Grosso do Sul: FACHASUL, 2010, p. 23-31. Disponível em: <http://fachasul.phlnet.com.br/phl8/5_RCF_2010.pdf>. Acesso em: 20 abril. 2012

FRANKENBERG, L. Seu futuro financeiro. São Paulo: Ática, 1999.

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. Porto Alegre: Bookman, 2001.

HALFELD, M. Investimentos: Como administrar melhor o seu dinheiro. São Paulo: Fundamento Educacional, 2004.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O.S. The economic importance of financial literacy: theory and evidence. NBER working paper series 2013. Disponível em: http://www.nber.org/papers/w18952. Acesso em 20 mar. 2017.

MARTINS, J. P. Educação Financeira ao Alcance de Todos. São Paulo: Fundamento Educacional, 2004.

MATTA, R. O. B. Oferta e demanda de informação financeira pessoal: o Programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil e os universitários do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Universidade de Brasília, Brasília. Brasília, 2007.

METTE, F. M. B; MATOS, C.A. Uma análise Bibliométrica dos estudos em educação financeira no Brasil e no Mundo. Maringá: RIMAR, 2015.

POTRICH, A. C. G; VIEIRA, K. M; KIRCH, G. Determinantes de Alfabetização Financeira: uma análise da influência de variáveis Socioeconômicas e Demográficas. São Paulo: Revista de Contabilidade e Finanças, 2015.

SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da Educação Financeira no Brasil. Rio de Janeiro: RAP, 2007.

SLYWOTZKY, Adrian. A arte da rentabilidade. HSM Management, 34, setembro-outubro 2002, p. 19/29, artigo.

TOSTES, A. O. Administração Financeira da Família. 6. Ed. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2012.

WILLIAN, E. Planejamento Financeiro: Isso Pode Mudar a Sua Vida. Sine Loco, 2009. Disponível em: <http://invistaemvoce.spaceblog.com.br/r4048/Financas-Pessoais/>. Acesso em: 21 out. 2012.

ZADNOWCZ, J. E. Planejamento financeiro e orçamento. 3. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.

Copyright (c) 2018 Acta Negócios

Downloads

Não há dados estatísticos.